OS­CAR DA EDU­CA­ÇÃO

Pro­fes­so­ra que dá au­la pa­ra es­qui­mós em área inós­pi­ta do Ca­na­dá ga­nha prê­mio de US$ 1 mi­lhão; bra­si­lei­ro che­ga à fi­nal com pro­je­to so­bre o de­sas­tre de Ma­ri­a­na

Folha De S.Paulo - - Cotidiano - AN­GE­LA PI­NHO

EN­VI­A­DA ES­PE­CI­AL A DU­BAI

Em uma com­pe­ti­ção que te­ve bra­si­lei­ro na fi­nal, uma ca­na­den­se que dá au­las pa­ra es­qui­mós em um lo­cal ao qual só se che­ga por via aé­rea ga­nhou o prê­mio de pro­fes­so­ra do ano. O tí­tu­lo, cha­ma­do de Glo­bal Te­a­cher Pri­ze, foi anun­ci­a­do nes­te do­min­go (19) em Du­bai. Mag­gie MacDon­nell, 37, re­ce­be­rá US$ 1 mi­lhão pe­la con­quis­ta.

Es­pé­cie de Os­car dos pro­fes­so­res, a ce­rimô­nia é pro­mo­vi­da pe­la Fun­da­ção Var­key, en­ti­da­de com atu­a­ção in­ter­na­ci­o­nal na área, e tem co­mo patrono o emir de Du­bai e vi­ce-pre­si­den­te dos Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos, Sheikh Moham­med Bin Rashid Al Mak­toum.

O prê­mio, que es­tá em sua ter­cei­ra edi­ção, tem a pro­pos­ta de in­cen­ti­var pro­fis­si­o­nais com tra­ba­lhos de im­pac­to so­ci­al. Nas­ci­da em uma lo­ca­li­da­de ru­ral do Ca­na­dá, Mag­gie MacDon­nell atu­ou por cin­co anos na Áfri­ca sub­sa­a­ri­a­na. Na vol­ta, bus­cou opor­tu­ni­da­des pa­ra le­ci­o­nar pa­ra co­mu­ni­da­des in­dí­ge­nas de seu país, pos­to que cos­tu­ma ser pou­co atra­ti­vo de­vi­do à di­fi­cul­da­de de aces­so e às di­fí­ceis con­di­ções de tra­ba­lho.

Na re­gião de Nu­na­vik (pro­vín­cia de Qué­bec) on­de ela en­si­na há seis anos, a tem­pe­ra­tu­ra cai a -25º C no in­ver­no e não há es­tra­das. Pro­fes­so­res que vão tra­ba­lhar ali co­mu­men­te de­sis­tem no meio do ano le­ti­vo. Há ain­da al­ta ta­xa de sui­cí­dio en­tre jo­vens.

Ela diz ter es­co­lhi­do o pos­to co­mo uma for­ma de agra­de­ci­men­to. “Eu, co­mo to­do o po­vo ca­na­den­se, me be­ne­fi­ci­ei do fa­to de eles te­rem pre­ser­va­do a na­tu­re­za. Não te­ria por que não re­tri­buir”, diz. Su­as ini­ci­a­ti­vas na lo­ca­li­da­de in­clu­em um pro­gra­ma es­pe­cí­fi­co pa­ra au­men­tar a frequên­cia de me­ni­nas na es­co­la, com in­ser­ção pro­fis­si­o­nal e par­ce­ri­as pa­ra o for­ne­ci­men­to de co­mi­da à co­mu­ni­da­de —ta­re­fa que cos­tu­ma­va ser in­cum­bi­da a elas.

Mag­gie tam­bém che­gou a dar abri­go a al­guns de seus alu­nos. Uma das ta­re­fas mais di­fí­ceis, no en­tan­to, foi mon­tar um cen­tro de prá­ti­cas de exer­cí­ci­os fí­si­cos no lo­cal — ela é uma gran­de en­tu­si­as­ta dos be­ne­fí­ci­os do es­por­te pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to de ha­bi­li­da­des co­mo re­si­li­ên­cia e tra­ba­lho em equi­pe. Após uma ten­ta­ti­va de tra­zer os equi­pa­men­tos por bar­co, o mar con­ge­lou. O res­ga­te dos apa­re­lhos in­cluiu a par­ti­ci­pa­ção de es­qui­a­do­res.

Com o di­nhei­ro, que re­ce­be­rá em par­ce­las ao lon­go de dez anos, ela pla­ne­ja in­ves­tir em um pro­je­to am­bi­en­tal e

A ca­na­den­se Mag­gie MacDon­nell re­ce­be prê­mio do emir de Du­bai Sheikh Moham­med Bin Rashid Al Mak­toum

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.