Fu­te­bol pros­pe­ra em meio a gra­ve cri­se na Ve­ne­zu­e­la

Dó­lar pa­ra­le­lo im­pul­si­o­na con­tra­ta­ções e in­ves­ti­men­to na ba­se

Folha De S.Paulo - - Esporte - ALEX SABINO

DI­NHEI­RO

que o re­tor­no ao país de Juan Aran­go, 36. Com 127 jo­gos pe­la se­le­ção e 23 gols, ele é o mai­or jo­ga­dor da his­tó­ria do fu­te­bol lo­cal, e tam­bém foi se­du­zi­do pe­la pos­si­bi­li­da­de do lu­cro no câm­bio. Des­de 2015, é um dos aci­o­nis­tas do Zu­lia, ao la­do do ex-téc­ni­co da Ve­ne­zu­e­la Cé­sar Fa­rías.

“Há um tra­ba­lho de ba­se, não ape­nas a ques­tão fi­nan­cei­ra. Nós qu­e­re­mos cres­cer e cri­ar um vín­cu­lo com as pes­so­as”, dis­se Fa­rías, ho­je téc­ni­co do The Stron­gest (BOL).

Ape­sar do flu­xo de ca­pi­tal pri­va­do, a par­ti­ci­pa­ção do po­der pú­bli­co es­tá vi­vo na li­ga­ção com di­ri­gen­tes. Ade­lis Chá­vez, pre­si­den­te do Za­mo­ra, é ir­mão do pre­si­den­te Hu­go Chá­vez, mor­to em 2013.

Um be­ne­fí­cio a lon­go pra­zo pa­ra o fu­te­bol lo­cal é o au­men­to no in­ves­ti­men­to nas ca­te­go­ri­as de ba­se.

Em ja­nei­ro, o Atlé­ti­co Ve­ne­zu­e­la ven­deu o vo­lan­te Yan­gel Her­re­ra pa­ra o Man­ches­ter City (ING) por 2 mi­lhões de eu­ros. A ne­go­ci­a­ção ren­deu ao clu­be 8,9 bi­lhões de bo­lí­va­res (no pa­ra­le­lo). A aju­da de cus­to mé­dia dos atle­tas da ba­se no país é 63 mil bo­lí­va­res por mês.

No fu­tu­ro, o bo­om po­de ren­der —além de di­nhei­ro pa­ra os em­pre­sá­rio— uma evo­lu­ção pa­ra a úni­ca se­le­ção que dis­pu­ta as eli­mi­na­tó­ri­as da Amé­ri­ca do Sul a não ter con­se­gui­do se clas­si­fi­car pa­ra uma Co­pa do Mun­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.