Folha de S.Paulo

Planalto quer dar seis meses para Estados mudarem previdênci­a

Por temor de impasse jurídico, governo elabora alternativ­a à retirada de servidores estaduais e municipais da reforma

- Poder A7 Mundo A14 Mercado A15

O governo quer estabelece­r prazo de seis meses para que Estados e municípios elaborem suas próprias regras para a previdênci­a de servidores. Após esse tempo, os funcionári­os públicos estaduais e municipais estariam sujeitos às normas federais que serão definidas pelo Congresso.

A solução do presidente Michel Temer foi elaborada após reação negativa ao anúncio de que os servidores ficariam de fora da reforma previdenci­ária. Havia também a avaliação de que poderia existir impasse jurídico na retirada dos funcionári­os da proposta do Planalto.

O prazo de 180 dias para a implementa­ção das reformas nos Estados e municípios seria contado a partir do momento em que o Congresso promulgass­e o projeto, principal bandeira de Temer.

“Juridicame­nte essa é a solução viável”, disse o ministro do Planejamen­to, Dyogo Oliveira. “Fica a critério do Estado adotar ou não um regime diferente do da União.”

A proposta resolveria o problema de categorias que não podem ter regras diferencia­das entre Estados ou municípios e a União, como servidores do Ministério Público e do Judiciário.

 ??  ?? SALVAMENTO Soldados durante o resgate de vítimas de avalanche que deixou 8 mortos e 40 feridos em estação de esqui em Nasu (Japão)
SALVAMENTO Soldados durante o resgate de vítimas de avalanche que deixou 8 mortos e 40 feridos em estação de esqui em Nasu (Japão)
 ??  ??
 ??  ?? CELA ESPECIAL Com grades, desenhos que remetem a presos e recortes de reportagen­s nas paredes, motel em Brasília oferece ambiente temático inspirado na Lava Jato
CELA ESPECIAL Com grades, desenhos que remetem a presos e recortes de reportagen­s nas paredes, motel em Brasília oferece ambiente temático inspirado na Lava Jato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil