Folha de S.Paulo

Moro é ‘inimigo’ de blogueiro e não pode julgá-lo, afirma defesa

Eduardo Guimarães quer que juiz se declare impedido de processo

- MÔNICA BERGAMO

Os advogados do blogueiro Eduardo Guimarães apresentar­am nesta segunda (27) ao juiz Sergio Moro, de Curitiba, uma exceção de suspeição para que o próprio magistrado se considere impedido de conduzir e julgar qualquer processo ligado a ele.

Eles apresentam como razão a “inimizade capital e notória” de Moro em relação ao blogueiro. O documento que embasaoped­idoéumarep­resentação que o juiz apresentou à Polícia Federal, em 21 de agosto de 2016, pedindo que Guimarães fosse investigad­o por ter postado “comentário­s oumensagen­s”emsuasrede­s sociais “de conteúdo que podem configurar ameaças diretas ou veladas contra o ora subscritor [Moro]”.

No ano passado, o blogueiro chamou o magistrado de psicopata no Twitter e escreveu em sua conta na rede social que os “delírios” do juiz “vão custar seu emprego, sua vida”. Ele afirma que se dirigia aos leitores e não a Moro.

O advogado Fernando Hideo, que representa Guimarães, lembra também, em sua argumentaç­ão, que o blogueiro represento­u contra Moro no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em maio de 2015, re- querendo a apuração de condutas do juiz na Lava Jato.

“Ambos litigam em esferas judiciais, policiais e administra­tivas. Por óbvio, aquele [Moro] que representa criminalme­nte na condição de vítima de um crime praticado por alguém [Guimarães] não pode figurar como julgador dessa mesma pessoa em caso distinto”, afirma o advogado.

“Pela mesma razão que não se pode julgar um amigo, tampouco podemos admitir que um magistrado julgue o seu inimigo”, diz Hideo.

Por meio da assessoria, Moro afirmou: “Sem comentário­s. Haverá oportuname­nte decisão nos autos”.

 ?? Marcos Bezerra - 21.mar.2017/Futura Press/Folhapress ?? O blogueiro Eduardo Guimarães, que pede para não ser julgado pelo juiz Sergio Moro
Marcos Bezerra - 21.mar.2017/Futura Press/Folhapress O blogueiro Eduardo Guimarães, que pede para não ser julgado pelo juiz Sergio Moro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil