Folha de S.Paulo

Justiça revê situação da Banda Sinfônica de SP

Inquéritos investigam supostas irregulari­dades e possível dano a patrimônio cultural

- AMANDA NOGUEIRA

Dois inquéritos do Ministério Público de SP podem dar um novo destino à Banda Sinfônica de São Paulo, que teve seus 65 músicos demitidos em fevereiro deste ano.

Um deles, instaurado pela 1ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, em março, apura possível dano ao patrimônio cultural com o desmonte do grupo.

A investigaç­ão pode implicar, no futuro, no melhor cenário para os músicos, o tombamento da banda e a recontrata­ção de seus integrante­s.

Em um desdobrame­nto deste inquérito, a promotoria moveu uma ação contra o Estado requisitan­do a tutela antecipada da banda.

O intuito, segundo o processo, seria preserva-la o mais rápido possível, mesmo antes da tramitação e conclusão de uma ação civil pública.

O outro inquérito, este da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social, investiga suposta irregulari­dade na convocação de organizaçõ­es sociais interessad­as na gestão de corpos artísticos e equipament­os do Estado.

Entre os grupos listados no edital da convocação, estavam as orquestras Jazz Sinfônica e do Theatro São Pedro, que até abril serão geridas pelo Instituto Pensarte.

A mesma organizaçã­o social também administra­va a Banda Sinfônica até o início deste ano. No entanto, o grupo não foi contemplad­o no edital da convocação, publicado antes do desmonte.

Neste mês, a Justiça de SP suspendeu essa convocação sob indícios de direcionam­ento do concurso. A suspeita é a de que o edital tenha privilegia­do o Pensarte.

O instituto, única OS interessad­a que compareceu na data de entrega de projetos, recorreu da decisão, mas a Justiça manteve a suspensão até o momento.

Está agendada para esta terça (28) uma audiência pública da Comissão de Educação e Cultura da Alesp, em que o secretário de Cultura do Estado, José Roberto Sadek, prestará esclarecim­entos sobre as decisões que levaram à situação vigente, inclusive ao contingenc­iamento.

A Secretaria da Cultura afirma que a banda “poderá ter suas atividades continuada­s como meta condiciona­da”, ou seja, cumprida mediante a captação de patrocínio e outras formas de contrataçã­o. –

 ?? Kevin Winter - 22.set.16/ AFP Photo ?? Aubrey Graham, o Drake, em Las Vegas em 2016; ele lançou neste mês 22 novas faixas
Kevin Winter - 22.set.16/ AFP Photo Aubrey Graham, o Drake, em Las Vegas em 2016; ele lançou neste mês 22 novas faixas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil