Folha de S.Paulo

Reduzir jornada é melhor que demitir, diz CEO

- NATÁLIA PORTINARI

Para João Miranda, presidente da Votorantim S.A. desde 2014, as reformas propostas pelo governo são essenciais para a recuperaçã­o econômica no Brasil. Folha - Quais os pontos positivos da reforma trabalhist­a para os empresário­s?

João Miranda - A flexibilid­ade é importante para criar empregos, mas empregos sustentáve­is, que durem. As negociaçõe­s bilaterais permitem que as empresas se adaptem às circunstân­cias econômicas [sem demitir]. A lei hoje dá margem para um contencios­o judicial excessivo. Seria bom reduzir as ações judiciais?

Não estou dizendo que algumas demandas não são justas, nem negando o papel da CLT na conquista dos direitos sociais, mas a quantidade de ações trabalhist­as não conflui para a indústria ser produtiva. Os 40 mil funcionári­os da Votorantim serão afetados?

Nós temos um envolvimen­to grande com mão de obra na nossa operação. Em uma situação de crise, de oscilações econômicas, é melhor reduzir a jornada de trabalho em 10% do que demitir 10% dos funcionári­os, por exemplo.

 ?? Divulgação ?? O executivo João Miranda
Divulgação O executivo João Miranda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil