Folha de S.Paulo

Monumento às Bandeiras ganha protetor contra poluição sonora

- FERNANDA PEREIRA NEVES

Quem passou pelo Monumento às Bandeiras, na zona sul de São Paulo, nesta quarta (26) se surpreende­u com um acessório diferente que decorava a obra de Victor Brecheret. Protetores de ouvido foram colocados na estátua para lembrar sobre os riscos da poluição sonora.

“Ao longo dos anos, o ruído pode provocar derrame, infarto, pode até matar. O problema é a dose. Na OMS [Organizaçã­o Mundial da Saúde] tem muitos estudos sobre isso”, afirma Marcos Holtz, coordenado­r do comitê acústica ambiental da ProAcústic­a, uma das organizado­ras da ação no Dia Internacio­nal da Conscienti­zação sobre o Ruído.

“Não é a toa que a poluição sonora passou a poluição da água e já é o segundo pior tipo de poluição ambiental, perde só para a poluição do ar”, completa.

Além da ProAcústic­a (Associação Brasileira para Qualidade Acústica), o evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e da Umapaz (Universida­de Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz).

Na Europa, o ruído ambiental é apontado como causa de pelo menos 10 mil mortes prematuras, mais de 900 mil casos de hipertensã­o e 43 mil internaçõe­s hospitalar­es em 2014, segundo estimativa da Agência Europeia do Meio Ambiente (EEA). Não há levantamen­tos no Brasil.

Na semana passada, a gestão João Doria (PSDB) publicou decretos para reforçar as ações do Psiu (Programa de Silêncio Urbano) que fiscaliza bares e restaurant­es depois da 1h —o barulho excessivo após esse horário pode render multa de até R$ 30 mil.

Apesar de achar a medida importante, Holtz aponta que os ruídos provenient­es de estabeleci­mentos são os mais fáceis de resolver, dependendo apenas de uma fiscalizaç­ão mais eficaz.

“O problema é mais complicado quando se trata do som emitido por aeroportos, pelo metrô, pelos ônibus. É preciso mexer com uso e ocupação do solo. Se tem zona barulhenta, não vamos colocar uma zona residencia­l ao lado, colocamos uma zona mista antes”, completa Holtz.

 ?? Danilo Verpa/Folhapress ?? Monumento às Bandeiras, na zona sul de SP
Danilo Verpa/Folhapress Monumento às Bandeiras, na zona sul de SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil