Folha de S.Paulo

Sob Doria, trânsito piora na marginal e melhora na cidade

CET aponta forte aumento de congestion­amentos na Tietê na hora de pico tanto no trimestre como após novos limites

- JÚLIA BARBON

Lentidão caiu na média de outras vias de SP; especialis­tas levantam hipóteses, e gestão diz ser cedo para concluir

Ao contrário do que ocorreu na cidade de São Paulo, onde a média de congestion­amentos diminuiu, a lentidão do trânsito teve aumento significat­ivo na marginal Tietê e leve alta na marginal Pinheiros nos horários de pico nos três primeiros meses da gestão João Doria (PSDB).

Os dados foram levantados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), ligada à prefeitura, e consideram a soma das médias de engarrafam­ento de janeiro a março deste ano, nos horários de pico da manhã e da tarde.

A tendência é semelhante tanto consideran­do os primeiros três meses de Doria como só os dois meses posteriore­s à elevação dos limites de velocidade nas marginais, bandeira eleitoral do prefeito, em vigor desde 25 de janeiro.

Pelas medições da CET, a média de vias congestion­adas na capital caiu 10% no rush da manhã e 36% no da tarde no primeiro trimestre do ano, ante igual período de 2016.

Já na marginal Tietê houve uma piora de 75% de manhã e de 14% à tarde. Na Pinheiros, a variação foi de 4% e 0,5%, respectiva­mente.

De 12 médias de lentidão consolidad­as pela gestão Doria nas marginais até março, por mês e período do dia, nove pioraram, duas melhoraram e uma ficou estável em relação a 2016.

A CET diz que realiza estudos para entender os dados e que ainda não é possível tirar

Especialis­tas em trânsito citam diferentes hipóteses para a piora dos congestion­amentos nas marginais.

Para Luiz Carlos Néspoli, superinten­dente da ANTP (Associação Nacional de Transporte­s Públicos), os novos limites de velocidade anunciados por Doria —de até 90 km/h, na pista expressa, contra os 70 km/h anteriores— podem ter atraído motoristas que usavam outros caminhos.

“Se aumentou a lentidão, é porque houve maior volume de carros entrando na via. Pode ser que mais gente tenha decidido usar aquela rota.”

Horácio Figueira, mestre em engenharia de transporte­s pela USP, cita também outro elemento que merece ser analisado:

 ?? Zanone Fraissat/Folhapress ?? Trânsito intenso na marginal Tietê, próximo ao sambódromo; à dir., o motorista de Uber Gilberto Marthas, 37, que diz encontrar tráfego pesado nas marginais a qualquer hora do dia
Zanone Fraissat/Folhapress Trânsito intenso na marginal Tietê, próximo ao sambódromo; à dir., o motorista de Uber Gilberto Marthas, 37, que diz encontrar tráfego pesado nas marginais a qualquer hora do dia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil