Folha de S.Paulo

Dora desponta com revelação do surfe brasileiro

-

DOS ENVIADOS A SAQUAREMA

Apesar de Mineirinho ficar com o título, a sensação da praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), foi Yago Dora, 20, o improvável brasileiro que eliminou três campeões mundiais, ganhando assim a alcunha de “matador de gigantes” dos locutores das provas.

O curitibano chegou ao Rio como desconheci­do do público e tirou o havaiano John John Florence, o australian­o Mick Fanning e Gabriel Medina da competição, todos campeões mundiais. Só foi parado na semi por Mineirinho.

Dora surge como promessa de renovação da “Brazilian Storm”. “Foi engraçado chegar tão longe e ganhar de ídolos meus, porque eu só entrei querendo mostrar meu surfe para as pessoas, sem muita pretensão”, diz.

Ele ocupa a terceira posição do Qualifying Series (QS), que garante vaga no Championsh­ip Tour (a elite do surfe mundial) do ano seguinte aos dez mais bem colocados.

Dora conquistou fama no surfe não-competitiv­o com seus aéreos (manobra em que se usa a onda como uma rampa e faz movimentos no ar) acrobático­s. Em Saquarema, foi com eles que eliminou os medalhões do circuito internacio­nal e ganhou a admiração dos torcedores.

“Se nos primeiros dias eu fiquei tranquilo em Saquarema, depois eu não conseguia ir para lugar algum sem dar milhões de autógrafos”, brinca o curitibano. (AV E GS)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil