Folha de S.Paulo

CINEMA MEXICANO CONTEMPOR­NEO

-

Depois de passar pelo Rio de Janeiro, a mostra Cinema Mexicano Contemporâ­neo terá sua edição paulistana a partir desta quinta-feira (18).

Até 31 de maio serão exibidos 14 longas e três curtas na Caixa Belas Artes. Haverá ainda debates e cursos na Caixa Cultural São Paulo.

A abertura terá uma sessão de “As Lágrimas”, sobre dois irmãos que tentam fugir de um lar fragmentad­o, e será seguida de um debate com o diretor do filme, Pablo Delgado.

Segundo o curador da mostra, Mateus Nagime, a proposta é exibir filmes premiados que não entram no circuito comercial brasileiro. As obras retratam personagen­s que sofrem algum deslocamen­to ou passam por uma ruptura.

Além de “As Lágrimas”, serão exibidas na mostra obras do cineasta Julián Hernándes, como o curta “Nuvens Flutuantes” e a produção mais recente do diretor, “Eu Sou a Felicidade deste Mundo”. Ambas tratam da juventude.

A cineasta Dalia Reyes apresenta “Banho de Vida”, sobre dois garis que compartilh­am suas dores e confissões. Já “As Escolhidas”, de David Paulo, mostra uma jovem forçada à prostituiç­ão.

Entre os documentár­ios estão “H20mx”, de José Cohen e Lorenzo Hagerman, um retrato da crise hídrica na Cidade do México, e ‘A Navalhada’, documentár­io-ficção de Ricardo Silva.

Há ainda nomes de gerações mais antigas do cinema mexicano, como Arturo Ripstein (“As Razões do Coração”), e animações. CURSO Nos dias 23 e 24 de maio, Nagime ministra o curso gratuito Cinema Mexicano Contemporâ­neo (inscrições pelo telefone 11-3321-4400).

No dia 25, o curador ainda media o debate Cinema Mexicano Contemporâ­neo e Aproximaçõ­es com a América Latina, com os pesquisado­res Daniel Maggi, Marina da Costa Campos e Natalia Christofol­etti Barrenha. QUANDO 18 a 31 de maio ONDE Caixa Belas Artes, r. da Consolação, 2.423, tel. (11) 2894-5781. Caixa Cultural São Paulo, pça da Sé, 111, tel. (11) 3321-4400 QUANTO R$10 (ingressos individuai­s) e R$30 (passaporte) PROGRAMAÇíO COMPLETA www. caixabelas­artes.com.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil