Temer afir­ma que não re­nun­cia; áu­dio so­bre Cu­nha é in­con­clu­si­vo

Em ou­tro tre­cho, pre­si­den­te elo­gia esforço de do­no da JBS pa­ra ‘segurar’ juí­zes; STF au­to­ri­za in­ves­ti­ga­ção do pe­e­me­de­bis­ta

Folha De S.Paulo - - Front Page - Po­der A4

Di­an­te da cri­se ge­ra­da pe­la gra­va­ção de su­as con­ver­sas com o em­pre­sá­rio Jo­es­ley Ba­tis­ta, do fri­go­rí­fi­co JBS, e de aber­tu­ra de inqué­ri­to em seu no­me no Su­pre­mo, o pre­si­den­te Mi­chel Temer (PMDB) afir­mou que não re­nun­ci­a­rá. “Não re­nun­ci­a­rei. Re­pi­to: não re­nun­ci­a­rei”, dis­se.

“Sei o que fiz e sei a cor­re­ção dos meus atos”, de­cla­rou, em dis­cur­so du­ro.

O áu­dio da con­ver­sa em que, se­gun­do a Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca, Temer deu aval a com­pra do si­lên­cio do ex-de­pu­ta­do Edu­ar­do Cu­nha (PMDB) veio a pú­bli­co e é in­con­clu­si­vo.

O si­gi­lo das gra­va­ções foi der­ru­ba­do pe­lo mi­nis­tro do STF Ed­son Fa­chin. No tre­cho, Jo­es­ley diz que “ze­rou tu­do”, re­fe­rin­do-se a “pen­dên­ci­as” com Cu­nha. Na sequên­cia, re­su­me o qua­dro: “O que que eu mais ou me­nos dei con­ta de fazer até ago­ra. Eu tô de bem com o Edu­ar­do, ok?”.

Nes­se mo­men­to, Temer con­cor­da: “Tem que man­ter is­so, viu?”. Jo­es­ley com­ple­men­ta: “To­do mês”.

Ou­tro tre­cho re­ve­la, po­rém, que o pe­e­me­de­bis­ta to­mou co­nhe­ci­men­to de pla­no pa­ra in­ter­fe­rir em in­ves­ti­ga­ção. Ao ou­vir a es­tra­té­gia, Temer res­pon­deu: “Óti­mo”.

O exe­cu­ti­vo dis­se que es­ta­va “dan­do con­ta” de dois juí­zes, os quais não iden­ti­fi­cou, e que con­se­guiu co­lo­car um pro­cu­ra­dor “den­tro da for­ça­ta­re­fa” da Ope­ra­ção Gre­en­fi­eld. Ao dei­xar de in­for­mar as au­to­ri­da­des so­bre o fa­to, o pre­si­den­te co­me­teu, em te­se, o cri­me de pre­va­ri­ca­ção.

Além de de­ter­mi­nar aber­tu­ra de in­ves­ti­ga­ção con­tra Temer, o Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral de­ci­diu pe­lo afas­ta­men­to do se­na­dor Aé­cio Ne­ves (PSDB). Se­gun­do a acu­sa­ção, o tu­ca­no pe­diu R$ 2 mi­lhões aos do­nos do fri­go­rí­fi­co JBS. Sua ir­mã, Andrea Ne­ves, foi pre­sa.

ÍNDEX

ANO 97 NO 32.188

O Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Mi­chel Temer (PMDB), du­ran­te pro­nun­ci­a­men­to no Pa­lá­cio do Pla­nal­to no qual re­fu­tou acu­sa­ções do do­no da JBS e ne­gou que vá renunciar ao car­go

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.