O ra­dar é mais em­bai­xo

Folha De S.Paulo - - Opinião -

RIO DE JA­NEI­RO - Se há uma coi­sa de que nos­sos go­ver­nan­tes não po­dem ser acu­sa­dos é de os­ten­ta­ção. Ao con­trá­rio, são de to­can­te mo­dés­tia. Ten­do a seu dis­por os pa­lá­ci­os de Brasília pro­je­ta­dos por Os­car Ni­e­meyer, man­sões à bei­ra-la­go jor­ran­do ou­ro pe­las tor­nei­ras e ou­tras de­pen­dên­ci­as feé­ri­cas, são de gran­de dis­cri­ção ao tra­tar de seus ne­gó­ci­os.

O ex-pre­si­den­te Lu­la, por exem­plo, ao ter uma im­por­tan­te per­gun­ta a fazer ao ali­a­do Re­na­to Du­que, não o con­vi­dou ao seu ins­ti­tu­to, on­de po­de­ria man­ter uma con­ver­sa­ção ame­na, ser­vi­da de ca­fe­zi­nho, um co­po d’água e, tal­vez, cha­ru­tos. Pre­fe­riu o han­gar de uma com­pa­nhia aé­rea no ae­ro­por­to de Con­go­nhas, sob o es­tré­pi­to de tur­bi­nas, o ala­ri­do de me­câ­ni­cos e fun­ci­o­ná­ri­os e ja­tos che­gan­do e sain­do. Faz o seu gê­ne­ro — rís­pi­do, olhos nos olhos e, no ca­so, da bo­ca à ore­lha.

A en­tão pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff, ao cha­mar de No­va York a mar­que­tei­ra Mô­ni­ca Mou­ra pa­ra uma con­ver­sa ur­gen­te, le­vou-a a uma lon­ga ca­mi­nha­da pe­los jar­dins do Al­vo­ra­da, in­di­fe­ren­te ao fa­to de que Mô­ni­ca aca­ba­ra de che­gar de um voo de dez ho­ras, JFK-BSB, con­vo­ca­da às pres­sas e sem tem­po nem pa­ra pas­sar em ca­sa e re­to­car o rí­mel.

E o de­pu­ta­do fe­de­ral Ro­dri­go Ro­cha Lou­res (PMDB-PR), ín­ti­mo do pre­si­den­te Mi­chel Temer a pon­to de en­trar sem ba­ter no ga­bi­ne­te de Temer no Pla­nal­to, obri­gou o di­re­tor da JBS Ri­car­do Saud a uma ma­ra­to­na por ca­fés, shop­pings e piz­za­ri­as de São Pau­lo pa­ra re­ce­ber des­te a pri­mei­ra das se­ma­na­das de R$ 500 mil que ga­nha­ria por 20 anos.

Ou­tra pro­va da fru­ga­li­da­de des­sas ad­mi­nis­tra­ções é que, po­den­do com­prar lu­xu­o­sos jo­gos de ma­las Vuit­ton, seus ope­ra­do­res pre­fe­rem trans­por­tar va­lo­res em cai­xas de sa­pa­tos, sa­co­las, mo­chi­las e cu­e­cas. Ou en­tão acha­vam que is­so os dei­xa­ria fo­ra do al­can­ce do ra­dar. Mas, co­mo a La­va Ja­to es­tá mos­tran­do, o ra­dar é mais em­bai­xo. CLAU­DIA COSTIN

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.