Em­pre­sá­rio re­la­ta con­ver­sas com Mei­rel­les

Folha De S.Paulo - - Poder -

DE BRASÍLIA

Na con­ver­sa gra­va­da com o pre­si­den­te Mi­chel Temer, Jo­es­ley Ba­tis­ta tam­bém fa­lou so­bre a “óti­ma” re­la­ção que tem com Hen­ri­que Mei­rel­les, mi­nis­tro da Fa­zen­da, mas faz al­gu­mas re­cla­ma­ções. Eles tra­ba­lha­ram jun­tos por­que Mei­rel­les foi pre­si­den­te da J&F, a hol­ding do gru­po JBS.

“Não sei o quan­to vou mais fir­me ne­le, o quan­to dei­xo ele com es­sa pe­pi­nei­ra”, diz Ba­tis­ta so­bre Mei­rel­les.

O em­pre­sá­rio afir­ma que já con­ver­sou com Mei­rel­les so­bre o se­cre­tá­rio da Re­cei­ta Fe­de­ral, Jorge Ra­chid, a pre­si­den­te do BNDES, Ma­ria Silvia Bastos, e o pre­si­den­te do Ban­co Cen­tral, Ilan Gold­fajn.

“Pre­ci­sa me­xer na Re­cei­ta Fe­de­ral, pô, o Ra­chid es­tá aí há tanto tem­po. [Mei­rel­les te­ria res­pon­di­do] ‘Ih não pos­so, [e tam­bém] BNDES é do [Mi­nis­té­rio do] Pla­ne­ja­men­to’”, re­gis­tra o áu­dio.

Jo­es­ley dis­se ter qu­es­ti­o­na­do Mei­rel­les so­bre as­sun­tos re­la­ci­o­na­dos ao BC, mas que o mi­nis­tro afir­mou que, lá, o Ilan é que “faz as coi­sas”. “Mas vo­cê [Mei­rel­les] que man­da nes­sa mer­da”, com­ple­tou o em­pre­sá­rio.

Ba­tis­ta dis­se a Temer que re­cla­mou a Mei­rel­les so­bre o pre­si­den­te do Ca­de. “Eu não vou fa­lar na­da des­ca­bi­do, mas olha, es­se pre­si­den­te do Ca­de... pre­ci­sa ter pre­si­den­te do Ca­de ‘pon­ta fir­me’”, afir­ma.

“Eu que­ria ter al­gu­ma sin­to­nia con­ti­go pa­ra quan­do eu fa­lar com ele, ele não jo­gar, ‘ah não, o pre­si­den­te’”, dis­se Ba­tis­ta. “Não dei­xa”, com­ple­tou Temer.

O em­pre­sá­rio tam­bém fa­la so­bre a CVM (Co­mis­são de Va­lo­res Mo­bi­liá­ri­os). “Ago­ra, tá o pre­si­den­te da CVM pra tro­car ou não tro­car. É ou­tro lu­gar. E aí eu que­ria as­sim, se eu fa­lar com ele [Mei­rel­les] e ele em­pur­rar pra vc, eu po­der di­zer ‘não, não, não, não’.” “Po­de fazer”, dis­se Temer.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.