Folha de S.Paulo

Cabeleirei­ra trans que presidiu Câmara no ES

- MOACYR SÉLIA FILHO (1957-2017) JOÃO CARNEIRO VERA RIBEIRO ARANHA - Nesta sexta (19), às 17h30, na Paróquia Nossa Sra. do Rosário de Fátima, av. Dr. Arnaldo, 1.831, Sumaré. JOSÉ GUARINO MARCOS GARCIA - Neste sábado (20), às 11h, na Paróquia Nossa Sra. do C

Vereadora por quase três mandatos na pequena Nova Venécia (a 245 km de Vitória), Moacyr Sélia Filho, a Moa, costumava dizer que sofria mais preconceit­o por ser honesta que por ser transexual.

A cabeleirei­ra se candidatou três vezes até ser eleita, com 740 votos, em 2004. Ganhou com o slogan “A transparên­cia faz a diferença”.

Em 2006, Moa foi escolhida presidente da Câmara. Denunciou um esquema de corrupção que levou à condenação de dois ex-vereadores.

Em busca de apoio, viajava a Brasília e batia à porta do senador Magno Malta (PRES), seu aliado político. Moa, que passara antes pelo PFL, foi indicada por Malta à vicepresid­ência do PR no Estado.

Transexual, mas conservado­ra. Em entrevista no “Programa do Jô” em 2009, disse ser contra o casamento gay. “‘Casamento’ é uma expressão muito forte”, afirmou.

Também era dona de um salão de beleza no centro da cidade, cujas paredes de pedra eram adornadas com pinturas a óleo feitas por ela.

O nome: Salão do Moa. Não ligava para artigos. Usava ora o masculino, ora o feminino.

Com os rendimento­s do salão, construiu uma casa na praia para a família, aonde iam juntos comer caranguejo e tomar cerveja. Foi Moa quem fez o projeto da casa.

Em 2014, teve que se afastar da Câmara para tratar um tumor no cérebro. Desde então, andava em cadeira de rodas —mas não se abatia. De repente, encasqueta­va: queria comer ceviche. E lá iam os parentes levar Moa para comprar peixe e cebola roxa.

Morreu dia 6, aos 60, após pneumonia. Deixa mãe, dois irmãos e cinco sobrinhos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 1º ANO queira César. VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov. br/servicofun­erario Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

ANÚNCIO PAGO NA FOLHA: tel. (11) 3224-4000

Segunda à sexta, das 8h às 20h Sábados e domingos, das 10h às 17h.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil