Co­ma­dre de pa­pel re­ci­cla­do co­me­ça a ser tes­ta­da em hos­pi­tais do país

Folha De S.Paulo - - Ciência+saúde - CLÁU­DIA COLLUCCI

Não se es­pan­te se che­gar a um hos­pi­tal e se de­pa­rar com co­ma­dres e pa­pa­gai­os fei­tos de pa­pel re­ci­cla­do. Um sis­te­ma de co­le­to­res bi­o­de­gra­dá­veis de uri­na e fe­zes es­tá sen­do apre­sen­ta­do na Fei­ra Hos­pi­ta­lar, em São Pau­lo, e tes­ta­do em hos­pi­tais do país.

De­pois de usa­do, o ma­te­ri­al é des­car­ta­do em uma má­qui­na que o tri­tu­ra—jun­to com os de­tri­tos—e faz o tra­ta­men­to de lim­pe­za an­tes de tu­do ser jo­ga­do no es­go­to.

Uti­li­za­do em 50 paí­ses do mun­do, in­clu­si­ve no Rei­no Uni­do, on­de é usa­do em 94% dos hos­pi­tais, o sis­te­ma tem re­du­zi­do o ris­co de in­fec­ções por meio de bac­té­ri­as que re­sis­tem aos pro­ces­sos de de­sin­fec­ção de co­le­to­res de plás­ti­co ou aço, que pre­ci­sam ser la­va­dos após o uso.

Se­gun­do Ri­car­do Mis­tro­ne, di­re­tor da Za­rek, dis­tri­bui- do­ra do pro­du­to no Bra­sil, os co­le­to­res são pro­du­zi­dos com jor­nais lim­pos e re­ci­cla­dos.

Mas por que ape­nas ago­ra o Bra­sil es­tá tes­tan­do es­ses co­le­to­res? Pa­ra Mis­tro­ne, a ra­zão es­tá no fa­to de o país só ter de­mons­tra­do mais cons­ci­ên­cia de pre­ser­va­ção am­bi­en­tal nos úl­ti­mos anos.

Se­gun­do es­tu­dos da fa­bri­can­te, o sis­te­ma uti­li­za 96,5% me­nos ener­gia e 60% me­nos água que os ou­tros co­le­to­res.

No pro­ces­so tra­di­ci­o­nal, é pre­ci­so des­pe­jar a uri­na e as fe­zes no va­so sa­ni­tá­rio, aci­o­nar a des­car­ga e la­var os re­ci­pi­en­tes de plás­ti­co ou aço.

Já os co­le­to­res uti­li­zam mui­to me­nos água e ener­gia

Divulgação

Pa­pa­gaio pa­ra co­le­tar uri­na, fei­to de pa­pel re­ci­cla­do, é tes­ta­do em hos­pi­tais do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.