Folha de S.Paulo

Einstein realiza fórum para discutir acesso a drogas

- EVENTO

para transforma­r os resíduos em uma solução que pode ser destinada ao esgoto comum.”

Um dos hospitais que testou o sistema foi a Santa Casa de Porto Alegre. Segundo a enfermeira Marcia Arsejo, da área de controle de infecção hospitalar, os coletores são um “sonho de consumo”.

“Os pacientes acharam que eles são mais confortáve­is e, por serem de papelão, não são gelados como os coletores de aço. O pessoal da enfermagem gostou porque é descartáve­l, o que é mais prático e seguro”, conta.

Uma preocupaçã­o inicial do hospital era que o material, depois de triturado, entupisse a tubulação do local, o que não aconteceu.

Agora o setor de compras avalia a relação custo e benefício do sistema para saber se vale a pena implantá-lo.

No Reino Unido, o custo operaciona­l (que envolve os coletores, a máquina, água, luz entre outros) do sistema é de 2.107 libras (R$ 9.190) por ala com 25 leitos. O sistema tradiciona­l custa 3.459 libras (R$ 15.088). O preço ainda não está fechado para o Brasil. DE SÃO PAULO - O Hospital Israelita Albert Einstein realiza, com o apoio da Folha, a primeira edição do Fórum Einstein Pelo Acesso a Medicament­os na quarta-feira (24).

O evento, que será fechado apenas para convidados, acontecerá na unidade Morumbi do hospital, das 8h às 12h.

A primeira mesa do fórum tratará do acesso e da qualidade de medicament­os, com discussão sobre drogas clássicas e baratas que foram retiradas do mercado e remédios caros e inacessíve­is.

Na mesa seguinte, profission­ais falam sobre o papel da indústria e de agências reguladora­s. Ao final, haverá um debate sobre judicializ­ação.

O fórum reunirá instituiçõ­es de saúde, governo, organizaçõ­es da indústria farmacêuti­ca, associaçõe­s de pacientes e também ONGs.

A mediação dos debates será da repórter especial do jornal Cláudia Collucci. O coordenado­r de hematologi­a e transplant­e de medula do Einstein, Nelson Hamerschla­k, encerrará o evento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil