Eins­tein re­a­li­za fó­rum pa­ra dis­cu­tir aces­so a dro­gas

Folha De S.Paulo - - Ciência+saúde - EVEN­TO

pa­ra trans­for­mar os re­sí­du­os em uma so­lu­ção que po­de ser des­ti­na­da ao es­go­to co­mum.”

Um dos hos­pi­tais que tes­tou o sis­te­ma foi a San­ta Ca­sa de Por­to Ale­gre. Se­gun­do a en­fer­mei­ra Mar­cia Ar­se­jo, da área de con­tro­le de in­fec­ção hos­pi­ta­lar, os co­le­to­res são um “so­nho de con­su­mo”.

“Os pa­ci­en­tes acha­ram que eles são mais con­for­tá­veis e, por se­rem de pa­pe­lão, não são ge­la­dos co­mo os co­le­to­res de aço. O pes­so­al da en­fer­ma­gem gos­tou por­que é des­car­tá­vel, o que é mais prá­ti­co e se­gu­ro”, con­ta.

Uma pre­o­cu­pa­ção ini­ci­al do hos­pi­tal era que o ma­te­ri­al, de­pois de tri­tu­ra­do, en­tu­pis­se a tu­bu­la­ção do lo­cal, o que não acon­te­ceu.

Ago­ra o se­tor de com­pras ava­lia a re­la­ção cus­to e be­ne­fí­cio do sis­te­ma pa­ra sa­ber se va­le a pe­na im­plan­tá-lo.

No Rei­no Uni­do, o cus­to ope­ra­ci­o­nal (que en­vol­ve os co­le­to­res, a má­qui­na, água, luz en­tre ou­tros) do sis­te­ma é de 2.107 li­bras (R$ 9.190) por ala com 25 lei­tos. O sis­te­ma tra­di­ci­o­nal cus­ta 3.459 li­bras (R$ 15.088). O pre­ço ain­da não es­tá fe­cha­do pa­ra o Bra­sil. DE SÃO PAU­LO - O Hos­pi­tal Is­ra­e­li­ta Al­bert Eins­tein re­a­li­za, com o apoio da Fo­lha, a pri­mei­ra edi­ção do Fó­rum Eins­tein Pe­lo Aces­so a Me­di­ca­men­tos na quar­ta-fei­ra (24).

O even­to, que se­rá fe­cha­do ape­nas pa­ra con­vi­da­dos, acon­te­ce­rá na uni­da­de Mo­rum­bi do hos­pi­tal, das 8h às 12h.

A pri­mei­ra me­sa do fó­rum tra­ta­rá do aces­so e da qua­li­da­de de me­di­ca­men­tos, com dis­cus­são so­bre dro­gas clás­si­cas e ba­ra­tas que fo­ram re­ti­ra­das do mer­ca­do e re­mé­di­os ca­ros e ina­ces­sí­veis.

Na me­sa se­guin­te, pro­fis­si­o­nais fa­lam so­bre o pa­pel da in­dús­tria e de agên­ci­as re­gu­la­do­ras. Ao fi­nal, ha­ve­rá um de­ba­te so­bre ju­di­ci­a­li­za­ção.

O fó­rum reu­ni­rá ins­ti­tui­ções de saú­de, go­ver­no, or­ga­ni­za­ções da in­dús­tria far­ma­cêu­ti­ca, as­so­ci­a­ções de pa­ci­en­tes e tam­bém ONGs.

A me­di­a­ção dos de­ba­tes se­rá da re­pór­ter es­pe­ci­al do jor­nal Cláu­dia Collucci. O co­or­de­na­dor de he­ma­to­lo­gia e trans­plan­te de me­du­la do Eins­tein, Nelson Ha­mers­ch­lak, en­cer­ra­rá o even­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.