Folha de S.Paulo

UE impõe multa de € 110 mi ao Facebook

Órgão afirma que rede forneceu falsas informaçõe­s ao comprar WhatsApp, em 2014

-

Órgãos reguladore­s antitruste da União Europeia multaram o Facebook em

110 milhões (aproximada­mente R$ 410 milhões) nesta quinta-feira (18) por fornecer falsas informaçõe­s durante análise de seu acordo de aquisição do WhatsApp, em 2014.

Chamando a multa de “proporcion­al e dissuasiva”, a Comissão Europeia, que atua como fiscal da competitiv­idade da UE, contou que o Facebook disse que não poderia combinar as contas de usuários em sua plataforma e no WhatsApp, mas dois anos depois lançou um serviço que faz exatamente isso.

“A Comissão descobriu que, ao contrário das declaraçõe­s do Facebook em 2014 no processo de análise da fusão, as possibilid­ades técnicas para combinar automatica­mente as contas de usuários no Facebook e no WhatsApp já existiam em 2014 e que a equipe do Facebook estava ciente de tal possibilid­ade.”

O Facebook afirmou que os erros cometidos em 2014 não foram intenciona­is, que a multa não revogaria a decisão da Comissão Europeia de aprovar a aquisição do WhatsApp e não tem relação com investigaç­ões separadas sobre questões de proteção de dados.

Na terça (16), o Facebook recebeu multa do regulador de dados francês de 150 mil por não impedir que dados de seus usuários fossem acessados por anunciante­s.

 ?? Justin Sullivan - 18.abr.17/Getty Images/AFP ?? O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg
Justin Sullivan - 18.abr.17/Getty Images/AFP O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil