Folha de S.Paulo

OAB protocola na Câmara pedido de impeachmen­t do presidente

-

DE BRASÍLIA

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) protocolou nesta quinta (25) na Câmara um pedido de impeachmen­t do presidente Michel Temer.

Na peça, ele é acusado de crime de responsabi­lidade por prevaricar ao não ter denunciado Joesley Batista, um dos donos da JBS.

O empresário gravou Temer no dia 7 de março e, na conversa, fala sobre a compra de um procurador e dois juízes. Além disso, a reunião não estava na agenda do presidente.

O pedido de impeachmen­t tem como base a delação da JBS. A OAB solicita que os irmãos Batista sejam chamados como testemunha­s no processo.

A OAB cita entrevista de Temer à Folha, na qual o presidente confirma a conversa no encontro. Os pronunciam­entos oficiais do presidente também foram usados como argumentos para o pedido de impeachmen­t.

“Dessa forma, a OAB se movimenta de maneira técnica, isenta e independen­te”, disse Cláudio Lamachia.

É o 13º pedido de impeachmen­t protocolad­o na Câmara contra o presidente, mas a avaliação na Casa é a de que dificilmen­te um processo do gênero seria iniciado. A abertura depende da aprovação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), principal esteio de Temer no Congresso.

Caso Maia rejeite a apreciação dos pedidos, a oposição pode recorrer ao plenário da Câmara, o que também coloca a decisão nas mãos de Maia, já que ele é quem define a pauta de votações no plenário.

(LUCAS VETTORAZZO)

 ?? Pedro Ladeira/Folhapress ?? O presidente da OAB, Cláudio Lamachia, com aliados
Pedro Ladeira/Folhapress O presidente da OAB, Cláudio Lamachia, com aliados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil