Folha de S.Paulo

Jurista se lança para eleição indireta

- ANNA VIRGINIA BALLOUSSIE­R

O jurista Modesto Carvalhosa, 85, professor aposentado da Faculdade de Direito da USP, decidiu se lançar candidato em uma eventual eleição indireta para presidente.

Ele diz que aceitou a proposta feita por amigos como Hélio Bicudo, 94, José Carlos Dias, 78, Flávio Bierrenbac­h, 77, mais “um monte de jovens da faculdade”, num encontro em seu escritório.

Carvalhosa não possui filiação partidária, o que poderia impedir sua candidatur­a. Há um impasse jurídico se um pleito decidido pelos 513 deputados e 81 senadores pode acatar nomes sem partido. A Constituiç­ão exige que, numa eleição com voto popular, só concorra quem é de uma sigla.

Para Carvalhosa, sua candidatur­a justamente “colocaria em choque essa posição do Congresso, para ver se [parlamenta­res] são fechados mesmo ou se aceitam nome da sociedade civil”. Continua: “Se disserem que é ‘nós com nós’, mostram que não há nenhuma democracia no Brasil”.

Nos anos 1970, Carvalhosa presidiu a Associação de Docentes da USP e liderou uma greve contra o regime militar. Também comandou o Tribunal de Ética da OAB-SP e lançou em 1995 “O Livro Negro da Corrupção”, sobre os escândalos de Fernando Collor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil