Folha de S.Paulo

Justiça mantém suspenso veto a cidadãos de países muçulmanos

- ESTADOS UNIDOS

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Uma corte de apelações manteve nesta quinta-feira (25) a suspensão do decreto do presidente Donald Trump que proíbe temporaria­mente pessoas de seis países de maioria muçulmana de entrar nos EUA. que decidir se a medida não se sobrepõe a um preceito constituci­onal americano que veta a discrimina­ção religiosa.

Em uma parte da sentença, o presidente da Corte, Roger Gregory, apontou que o “Congresso garante ao presidente amplos poderes para vetar a entrada de estrangeir­os, mas esse poder não é absoluto”.

Trump, que passara a campanha prometendo barrar muçulmanos, assinou um decreto em janeiro, dias após sua posse, que suspendia por seis meses o recebiment­o de refugiados e vetava a entrada de pessoas desse grupo de países, além do Iraque, por 90 dias. O decreto foi bloqueado por tribunais federais. Em vez de levar a questão a tribunais superiores, o governo preferiu anular a medida e apresentar nova versão, que excluía o Iraque da lista. O segundo texto também foi suspenso, agora por um tribunal de Maryland, e por isso o caso terminou na Corte de Apelações do Estado vizinho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil