Folha de S.Paulo

CADÊ O POST, PREFEITO?

Vídeos de Doria são divulgados como prestação de contas, mas quase não tratam dos temas espinhosos de SP

-

Desde que assumiu a prefeitura em 1º de janeiro, o tucano João Doria passou a usar seus canais particular­es em redes sociais para divulgar diferentes ações à população.

O que se tem visto ao longo desses quase cinco meses, porém, é que essa ferramenta pessoal do prefeito é utilizada apenas para uma prestação de contas parcial da gestão.

Seus posts no Facebook quase nem resvalam em temas espinhosos à prefeitura.

Desde domingo (21), por exemplo, quando uma ação policial prendeu traficante­s e desmontou a feira de drogas a céu aberto na cracolândi­a do centro de São Paulo, os quase 3 milhões de seguidores do prefeito recebem informaçõe­s limitadas do tema.

Nas postagens de Doria, a situação é de parceria com o Estado, ação “eficiente” e “acolhiment­o” dos moradores. Já nas ruas do centro há desarticul­ação entre governo e prefeitura, pessoas feridas em demolição feita às pressas e a formação de uma nova cracolândi­a a apenas 400 metros daquela decretada como extinta pelo próprio tucano.

O prefeito havia feito quatro publicaçõe­s sobre a ação até esta quinta (25). Na primeira, no domingo, ele anda pela região já esvaziada, mas ainda coberta de lonas e lixo, e afirma que a “operação urbana começa agora, acelerando para o bem de São Paulo”.

Um dia depois, exibe uma foto do “antes e depois” do local do antigo “fluxo”, ignorando os usuários que continuara­m usando drogas na região.

Quando a atuação da prefeitura —que não seguiu o plano de cadastrame­nto e assistênci­a a dependente­s combinado com órgãos civis— passou a ser criticada, porém, os posts cessaram. Só voltaram dois dias depois, explicando ações futuras para usuários.

Nesta quinta, Doria publicou vídeo feito por um morador que mostra crianças brincando na rua, agora limpa.

Não é a primeira vez que o prefeito se esquiva de temas polêmicos em sua página pessoal. No caso da zeladoria, são exaltadas operações do programa Cidade Linda, mas esquecidos matagais em regiões afastadas do centro.

Sobre as marginais, Doria apresenta novos uniformes e veículos doados pela iniciativa privada. Esquece, porém, que os acidentes vêm subindo mês a mês após o aumento dos limites de velocidade. Orçamento para manutenção de parques Necessário R$ 153 mi Previsto R$ 109 mi

das 33 prefeitura­s regionais tiveram redução de equipes de capinação em 2017 Doria faz posts semanais sobre o programa Cidade Linda, de zeladoria, que é uma das principais apostas de sua gestão. Ele não cita, no entanto, matagais relatados por moradores em áreas periférica­s. Também não diz que equipes responsáve­is pela capinação foram reduzidas nem menciona parques na região central que estão há nove meses sem vigilantes

 ??  ?? Usuários de droga ocupam a pça. Princesa Isabel, no centro, a cerca de 400 metros da antiga cracolândi­a; Doria não cita nas redes sociais o novo local de concentraç­ão de dependente­s
Usuários de droga ocupam a pça. Princesa Isabel, no centro, a cerca de 400 metros da antiga cracolândi­a; Doria não cita nas redes sociais o novo local de concentraç­ão de dependente­s
 ??  ?? Mato alto invade calçada no Jardim São Paulo, zona leste
Mato alto invade calçada no Jardim São Paulo, zona leste

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil