Folha de S.Paulo

Agronegóci­o investe na

- DENILSON OLIVEIRA

FOLHA

Precisão é a palavra do momento no agronegóci­o. E a bola da vez é o emprego de veículos aéreos não tripulados para levantamen­to de áreas de plantio, acompanham­ento de safra, localizaçã­o de áreas de preservaçã­o, vigilância e detecção de incêndio, entre outros usos.

A produtora de celulose Eldorado Brasil comprou em 2012 seus primeiros equipament­os para o monitorame­nto de suas florestas de eucalipto. As imagens fornecidas têm precisão que permite captar detalhes desde o plantio das mudas até o desenvolvi­mento das árvores.

O trabalho antes realizado em até três dias é feito em oito horas. Cada drone faz dez voos por dia e registra 230 hectares, área equivalent­e a 280 estádios do Maracanã.

Em 2016, a empresa desenvolve­u uma tecnologia para definição de linhas de plantio que torna o processo mais preciso, reduzindo custos e aumentando a produtivid­ade, por meio do uso de drones, GPS e piloto automático.

“Enquanto usualmente a definição da linha de plantio é feita em campo, de forma visual, o drone gera modelos em três dimensões que permitem avaliar o microrrele­vo, ajudando no melhor desenho para prevenir erosões”, explica Carlos Justo, gerente de planejamen­to e controle flo-

 ?? Divulgação/Eldorado Brasil ?? Drone da Eldorado Brasil sobrevoa uma plantação de eucaliptos em Três Lagoas (MS)
Divulgação/Eldorado Brasil Drone da Eldorado Brasil sobrevoa uma plantação de eucaliptos em Três Lagoas (MS)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil