Folha de S.Paulo

Republican­os adiam voto do Trumpcare no Senado

- MARCOS AUGUSTO GONÇALVES

do vírus conhecido como Petya ou Petrwrap, de espécie “ransomware” —um software que bloqueia informaçõe­s e exige dinheiro para destravála­s (“ransom” significa “resgate” em inglês).

Um pedido de resgate de US$ 300 (R$ 995) foi exibido na tela de alguns dos computador­es afetados. Há imagens dessas mensagens circulando em redes sociais. ATAQUE ANTERIOR A ação desta terça se assemelha com a que, em maio, afetou mais de 230 mil computador­es em 150 países, incluindo o Brasil, também causada por um “ransomware”. Naquela ocasião, o NHS (sistema de saúde britânico) foi parcialmen­te bloqueado.

A empresa de segurança Group IB, com sede em Moscou, disse que os hackers se aproveitar­am de um código desenvolvi­do pela NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) para infectar os computador­es nesta terça. A mesma ferramenta foi usada no mega-ataque de maio.

O código, conhecido como EternalBlu­e, foi vazado em abril pelo grupo de hackers Shadow Brokers.

Mesmo os sistemas que foram atualizado­s depois do ataque de maio podem estar vulnerávei­s ao novo vírus, alertam especialis­tas.

O chefe da unidade militar francesa para crime digitais, Nicolas Duvinage, disse à agência France Presse que ciberataqu­es são como “epidemias de gripe no inverno”. “Teremos vários desses ataques nos próximos meses.”

Temor é não ter apoio suficiente na Casa

A dificuldad­e de alcançar um consenso em torno do projeto para revogar e substituir o Obamacare (lei de saúde criada pelo governo Barack Obama) levou a liderança do Partido Republican­o no Senado dos EUA a adiar, nesta terça-feira (27), a votação do texto.

Prevista para esta semana, como queria o presidente Donald Trump, a tentativa de aprovação ficou para depois do recesso parlamenta­r da semana que vem, motivado pelo 4 de Julho, dia da Independên­cia.

Na segunda-feira (26), o Comitê de Orçamento do Congresso estimou que a nova legislação poderá deixar 22 milhões sem seguro de saúde até 2026. A divulgação das previsões ampliou as resistênci­as e levou à mudança no cronograma. O líder republican­o Mitch McConnell disse que o partido vai tentar um acordo até o fim desta semana.

Os republican­os têm 52 cadeiras, ante 48 do Partido Democrata —que votará em bloco contra o projeto. Assim, eles não podem perder mais de dois votos. Havendo empate de 50 a 50, o vice-presidente, Mike Pence, tem o voto de minerva.

As desavenças sobre o Trumpcare envolvem desde questões ideológica­s da ultradirei­ta ao impacto financeiro nos Estados, passando por temores de efeitos eleitorais negativos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil