Folha de S.Paulo

Abbas bloqueia sites de notícias e mídia social

-

DA ASSOCIATED PRESS

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, restringiu sites de notícias e redes sociais na Cisjordâni­a com um decreto apontado por críticos como tentativa de “encarcerar qualquer acusado de prejudicar a unidade nacional”.

Ativistas de direitos humanos afirmam que o decreto, emitido sem debate público, é uma das medidas mais significat­ivas de Abbas para restringir a liberdade de expressão nos enclaves palestinos autônomos da Cisjordâni­a.

Segundo um promotor palestino, o decreto não visa sufocar a dissidênci­a. Ele afirmou que uma nova lei sobre crimes eletrônico­s é necessária para fechar lacunas que, no passado, permitiam que infratores ficassem impunes.

Em julho, o governo bloqueou 30 sites, segundo o Centro Palestino para o Desenvolvi­mento e as Liberdades de Mídia. A maioria apoiava dois dos principais rivais de Abbas —Mohammed Dahlan e a milícia Hamas.

Cinco jornalista­s que trabalhava­m para meios de comunicaçã­o ligados ao Hamas foram presos nesta semana, acusados de violar a nova lei, de acordo com a associação de jornalista­s palestinos. Outros quatro foram convocados para interrogat­órios sobre postagens antigovern­o.

Um dos convocados, o repórter fotográfic­o Fadi Arouri, que trabalha para a agência chinesa Xinhua, disse que recebeu mensagens no Facebook em que autoridade­s estariam preocupada­s com “expressões que podem levar à desordem na sociedade”.

O chefe da Comissão Independen­te Palestina para os Direitos Humanos, Ammar Dweik, disse que a lei é “uma das piores” desde que o governo palestino foi criado, em 1994.

É “um grande revés para as liberdades na Cisjordâni­a”, disse Dweik, citando a definição vaga dos delitos e a autoridade dada às forças de segurança.

Grupos de direitos humanos acusam Abbas e seu antecessor, Yasser Arafat (1929-2004), de restringir as liberdades e de se envolverem em violações de direitos humanos, como prisões arbitrária­s.

nosso interesse pela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil