Folha de S.Paulo

Com reputação ainda em formação. Deficiênci­a grave: nenhum filme brasileiro está presente.

-

RETROSPECT­IVAS É na parte histórica, por assim dizer, que o Indie 17 se afirma melhor: uma retrospect­iva de Philippe Garrel.

Com 22 de seus filmes, pode não ser uma retrospect­iva completa, mas é certamente bem representa­tiva do trabalho do cineasta francês, começando pelo curta “Os Jovens Desajustad­os” (1964), que marca o início de uma trajetória experiment­al (bastante influencia­da por JeanLuc Godard), até sua adesão à narrativid­ade intimista que marca a maior parte de seu trabalho posterior a 1980.

Mais atenção ainda chama a série dita “Clássica” do festival, que propõe o reencontro com cinco filmes de peso, quase todos restaurado­s há pouco.

A seleção inclui “Acossado” (1960), de Godard, “A Bela da Tarde” (1967), de Luis Buñuel, “Cidade dos Sonhos” (2001), de David Lynch, “A Primeira Noite de um Homem” (1967), de Mike Nichols, e “Stromboli” (1950), de Roberto Rossellini.

São todos filmes de revisão obrigatóri­a, que, no entanto, denotam dois problemas que o festival traz a nós.

O primeiro é a importânci­a crescente que o restauro adquire no mundo (com exceção, parece, do Brasil). O segundo diz respeito ao caráter do festival: apesar de Hong Sang-soo e Kiyoshi Kurosawa, tudo ali se baseia numa perspectiv­a centrada nos Estados Unidos e na Europa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil