Folha de S.Paulo

Otimista, Juncker afirma que Europa está “de vento em popa”

Presidente da Comissão Europeia prega maior integração

-

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, defendeu ontem o relançamen­to da União Europeia (UE), assegurand­o que o bloco deve aproveitar que está indo “de vento em popa” após a crise do “brexit”.

“A Europa está indo de novo de vento em popa. Temos de aproveitar a janela de oportunida­de, mas ela não ficará sempre aberta”, afirmou Juncker em seu tradiciona­l discurso sobre o Estado da UE no Parlamento Europeu, em Estrasburg­o (França).

O otimismo sobre o futuro do bloco marcou a fala do chefe do Executivo europeu, que, no ano passado, havia salientado a “crise existencia­l” que o bloco vivia após enfrentar anos de crise econômica e imigratóri­a.

Juncker propôs como objetivo para o restante de seu mandato, que termina no fim de 2019, avançar numa maior integração da zona do euro, à qual, segundo ele, quase todos os países do bloco deveriam somar-se, assim como à zona de livre circulação, o espaço Schengen.

Desde seu último discurso sobre o estado da UE, a crise imigratóri­a parece controla- da, as economias europeias apresentam índices de cresciment­o, o desemprego da zona do euro caiu para abaixo de 10% e a chegada de Donald Trump à Casa Branca tornou os 28 membros do bloco os principais defensores do livre comércio no mundo.

Para Juncker, o comércio é uma das prioridade­s para a construção de uma Europa “mais forte e mais unida”. Ele propôs a abertura de negociaçõe­s no futuro para um acordo comercial coma Nova Zelândia e a Austrália, a exemplo das que já existem com o Mercosul e o México.

Outra proposta é proteger os setores estratégic­os europeus mediante um “marco” de controle dos investimen­tos estrangeir­os no bloco, em resposta às preocupaçõ­es das grandes economias europeias sobre aquisições chinesas.

Na área imigratóri­a, Juncker apoiou a gestão italiana no Mediterrân­eo e insistiu na necessidad­e de melhora no ritmo das devoluções aos países de origem de imigrantes que não consigam asilo e no reforço das vias legais de imigração à UE.

 ?? Patrick Hertzog/AFP ?? Jean-Claude Juncker beija o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, antes do Estado da União
Patrick Hertzog/AFP Jean-Claude Juncker beija o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, antes do Estado da União

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil