Folha de S.Paulo

Boa reputação mantém motoristas mais velhos ao volante dos ônibus

Mesmo após aposentado­ria, condutores têm preferênci­a nas garagens de empresas de SP

- GIBA BERGAMIM JR.

Passa pouco das 5h e um ônibus cruza as ruas do Jardim Macedônia, no extremo sul de São Paulo, em direção ao terminal Capelinha. Ao volante, o motorista Constantin­o Pires da Silva, 74, faz o caminho de maneira intuitiva. Afinal, já são 25 anos conduzindo a mesma linha 6822-10.

Silva leva a vida dirigindo coletivos desde 1971. Aposentado há 22 anos, não tem nenhum plano de parar. “Quando o pessoal do Detran confiscar a minha carteira de motorista, eu paro”, afirma.

Motorista da Viação Cam- po Belo, ele figura entre os profission­ais com perfil valorizado pelas viações: mais velhos, com longa experiênci­a e bom histórico. São geralmente mais calmos, menos “pés de chumbo” e mais atenciosos com os passageiro­s.

De acordo com o sindicato das empresas de ônibus (SPUrbanuss), motoristas com mais idade, além de cobradores que queiram assumir a função ao volante, estão entre os trabalhado­res com preferênci­a nas garagens.

No caso dos cobradores, a medida tem relação com anúncio do prefeito João Doria (PSDB) logo no início de sua gestão. Ele defende o fim

 ?? Zanone Fraissat/Folhapress ?? José da Silva Filho, 56, é motorista de ônibus desde os 20 anos; aposentado há quatro meses, ele continua atuando na linha 875-C, entre a Lapa (oeste) e o Metrô Santa Cruz (sul)
Zanone Fraissat/Folhapress José da Silva Filho, 56, é motorista de ônibus desde os 20 anos; aposentado há quatro meses, ele continua atuando na linha 875-C, entre a Lapa (oeste) e o Metrô Santa Cruz (sul)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil