Folha de S.Paulo

DESERTO

-

“Deserto” explora temas como religião e preconceit­o, mas há duas questões que percorrem todo o filme, sempre sob o viés alegórico. Como os atores podem transforma­r a vida das pessoas? E principalm­ente: quais os princípios que regem o nascimento de uma comunidade ou, por que não, de um país?

Ainda que seja potente, a mise-en-scène não basta para dar corpo a essas discussões. Para tanto, há o elenco, cuidadosam­ente escolhido por Weber. Magali Biff e Cida Moreira se sobressaem, mas cabe a Lima Duarte a passagem mais sublime.

Embriagado, o líder da trupe, vivido pelo ator de 87 anos, comenta a velhice e o descaso com a arte em um solo de seis minutos.

“As pessoas não querem mais poemas, querem estribilho”, lamenta o personagem de Lima Duarte. “Deserto” é para quem ainda prefere poesia. (NAIEF HADDAD) DIREÇÃO Guilherme Weber ELENCO Lima Duarte, Magali Biff, Cida Moreira, Everaldo Pontes, Pietra Pan, Fernando Teixeira PRODUÇÃO Brasil, 2016, 14 anos QUANDO estreia nesta quinta (14) AVALIAÇÃO muito bom

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil