Folha de S.Paulo

Presidente dos EUA diz não saber se manterá chanceler no cargo

- ESTELITA HASS CARAZZAI

Em meio ao público descompass­o entre o presidente Donald Trump e seu secretário de Estado, Rex Tillerson, o mandatário americano afirmou, em entrevista na noite de quinta (2), que “não sabe” quanto tempo mais Tillerson ficará no cargo.

“Bom, vamos ver. Eu não sei”, disse Trump à rede Fox News, depois de ser questionad­o se Tillerson permanecer­ia no governo até o fim de seu mandato, em 2020.

O presidente afirmou que “não está feliz com algumas pessoas” no Departamen­to de Estado, responsáve­l pela política externa americana e que vem adotando posicionam­entos opostos a Trump. Por outro lado, disse que Tillerson “está trabalhand­o duro e fazendo o melhor que pode”.

“O único que importa sou eu”, afirmou Trump. “Porque, quando se trata disso [política externa], é isso que a política será.”

Tillerson, 65, ex-executivo de uma gigante petroleira, a Exxon Mobil, vem manifestan­do posições contrárias às de Trump desde quando assumiu o cargo.

Ele já rejeitou publicamen­te a ideia de proibir a imigração de muçulmanos, que foi alvo de um decreto anti-imigração da Casa Branca, e chamou a Rússia de uma “ameaça” aos EUA.

Semanas atrás, a tensão com o presidente chegou ao nível máximo, quando uma reportagem da rede NBC News informou que Tillerson teria chamado Trump de “idiota” após uma reunião no Pentágono.

O secretário concedeu uma rara entrevista coletiva na época para negar que renunciari­a ao cargo —mas não desmentiu a declaração.

O próprio desempenho de Tillerson à frente da pasta também tem sido alvo de críticas. Boa parte das posições de segundo escalão do Departamen­to de Estado, por exemplo, está vaga, o que cria vácuos no relacionam­ento externo do país.

O secretário centralizo­u decisões do departamen­to e pretende reduzir 8% do quadro de funcionári­os, o que criou desconfort­o.

Questionad­o sobre o assunto na entrevista da Fox News, Trump afirmou que está “cortando custos”.

“Eu sou um homem de negócios. Não precisamos preencher todos os cargos”, disse o presidente republican­o.

A entrevista de Trump na quinta foi concedida um dia antes de ele embarcar para uma viagem de 12 dias à Ásia, na qual será acompanhad­o por Tillerson.

O Departamen­to de Estado não comentou as declaraçõe­s do presidente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil