Folha de S.Paulo

MÃO DE FERRO

-

Um caso de assédio moral que envolve um embaixador está agitando os bastidores do Itamaraty. O corregedor do serviço exterior, Márcio Araujo Lage, constituiu no dia 26 de outubro uma comissão de processo administra­tivo disciplina­r para apurar os fatos da denúncia.

EM DETALHES

A investigaç­ão corre em sigilo. O embaixador, que atuava em órgãos internacio­nais na Europa, foi chamado a serviço —o que no jargão do ministério significa voltar ao Brasil— e está no Rio de Janeiro. Diplomatas subordinad­os a ele enviaram a Brasília um relatório detalhado com supostos abusos cometidos sob sua chefia.

SILÊNCIO

O Ministério das Relações Exteriores diz que não vai se pronunciar sobre o tema. A abertura da investigaç­ão foi divulgada no boletim de serviço do Itamaraty.

PÁTRIA AMADA

O IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) de São Paulo pedirá à CPPU (Comissão de Proteção à Paisagem Urbana) que avalie a regularida­de dos mastros com bandeiras nacionais instalados na av. Brasil e no largo da Batata. Os mastros e as placas que os acompanham interferem na paisagem, e, por isso, deveriam ter passado pela comissão, o que não ocorreu.

PÁTRIA 2

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciame­nto afirmou que a aprovação não é necessária devido a uma lei federal de 1971 que determina que a bandeira nacional “pode ser usada em todas as manifestaç­ões do sentimento patriótico dos brasileiro­s” e que pode ser apresentad­a em mastros.

PÁTRIA 3

O Conpresp, órgão municipal de proteção ao patrimônio, já havia decidido notificar a prefeitura regional de Pinheiros sobre os mastros da av. Brasil, que estão em área tombada e, por isso, deveriam ter passado pelo conselho, o que também não ocorreu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil