Folha de S.Paulo

CRÍTICA Autor se deixa entrever em reunião de perfis

Com 60 textos, ‘O Príncipe e o Sabiá’ revela aspectos da vida de Otto Lara Resende e retrata mudança da imprensa

- MARCOS AUGUSTO GONÇALVES

Em 1922, quando a família Bloch chegou ao Brasil, Otto Lara Resende estava “obscuramen­te ocupado em nascer” em São João del Rei.

Ali seu pai, que deu aulas a João Guimarães Rosa, era dono de um colégio —onde certa vez recebeu para concorrida conferênci­a Alceu Amoroso Lima, que era também o crítico Tristão de Athayde.

Rosa guardava daquele tempo permanente lembrança, nos diz Otto. E gostava de elogios: “Cuidava com carinho os artigos laudatório­s. Os que lhe eram contrários, ou lhe faziam restrições, guardava de cabeça para baixo. Era o castigo que impunha aos que não apreciavam sua obra...”

Já Tristão de Athayde encarnava para o jovem mineiro a própria glória literária. E ela certa vez entrou na casa de sua família e, diante de seus olhos perplexos, desceu das alturas “para, como qualquer mortal, tomar café com biscoito de polvilho e pão de queijo”.

Ler os perfis reunidos em “O Príncipe e o Sabiá”, que ora reaparece em bem-vinda segunda edição, é percorrer um mundo no qual personagen­s da política, das letras, do jornalismo e da crônica cotidiana nos são desenhados com pinceladas de destreza literária e afeto, numa escrita que não se atém à exteriorid­ade do vulto, mas está sempre a revelar ou a presumir sua dimensão humana.

O livro, lançado em 1994, dois anos após a morte do grande jornalista e escritor, compila 60 perfis de uma constelaçã­o variada, que reúne —além de Adolpho Bloch, Alceu Amoroso Lima e Guimarães Rosa— nomes como Mário de Andrade, Jânio Quadros, Clarice Lispector, Nelson Rodrigues, Françoise Sagan, Salazar, Luís Carlos Prestes e Rubem Braga. BIOGRAFIA DISFARÇADA Otto, que não se conciliava com a ideia de escrever uma autobiogra­fia, mencionou certa vez ao editor Luiz Schwarcz o projeto, já “praticamen­te pronto”, de uma reunião de textos escritos ao longo da vida sobre um leque —então mais restrito—de personagen­s.

A ideia era oferecer uma galeria de retratos jornalísti­cos e literários que também permitisse ao leitor entrever o perfil do autor. Era o próprio Otto que se revelaria na tarefa de revelar o outro. Posteriorm­ente, a família propôs novos nomes, e a escritora Ana Miranda encarregou-se da pesquisa que resultou no livro.

Os textos nos remetem a um tipo de relato que extrai sua força e sua graça de uma circunstân­cia histórica em que as fronteiras entre o escritor e o jornalista ainda eram borradas pelo caráter relativame­nte amador dos dois ofícios.

Otto, como se sabe, faz parte de uma geração de intelectua­is e escritores talentosos de Minas —como Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Hélio Pelegrino— que se radicou naquele Rio de Janeiro inteligent­e, criativo e urbano dos tempos de capi- tal da República.

Começou sua atividade ao fim da Segunda Guerra, quando os jornais ainda se preparavam para assumir “o status e os cacoetes de grandes empresas”, como nota Wilson Figueiredo no posfácio à edição.

Dos primeiros escritos publicados em Minas, onde seu pai era diretor de jornal, à coluna que veio a ocupar na Folha no início dos anos 1990, ele participou por dentro e ativamente desse processo de transforma­ção da imprensa.

Foi cronista, colaborado­r e também diretor de publicaçõe­s importante­s, como a lendária revista “Manchete” e o “Jornal do Brasil” —e conheceu o mundo da TV ao trabalhar na Globo.

Os perfis de “O Príncipe e o Sabiá” (o título vem do texto dedicado a Rubem Braga) alcançam o objetivo de nos apresentar com encanto e argúcia a alguns dos protagonis­tas do século 20 brasileiro —e cumprem a promessa de iluminar indiretame­nte o sujeito que os escreve.

Mas a edição traz ainda um texto de Otto sobre si próprio, que ajuda a completar o retrato deste personagem que se distinguiu em seu humanismo católico, em sua mineirice humorada, em seu talento literário e em sua inclinação para a conversa e o relacionam­ento. AUTOR Otto Lara Resende EDITORA Companhia das Letras QUANTO R$ 59,90 (392 págs.); R$ 39,90 (e-book) AVALIAÇÃO muito bom

 ?? Luciana Whitaker - 21.abr.92/Folhapress ?? O escritor mineiro Otto Lara Resende (1922-1992), que tem livro de perfis relançado
Luciana Whitaker - 21.abr.92/Folhapress O escritor mineiro Otto Lara Resende (1922-1992), que tem livro de perfis relançado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil