Folha de S.Paulo

Rouboefurt­osão maior gargalo da segurança pública

Novo índice mostra que esses são os crimes que mais afetam a população entre dez problemas analisados

- Cotidiano B2 Ciência B6 Cotidiano B1 e B3

Roubos e furtos são o principal gargalo na área da segurança pública, segundo um novo indicador que leva em conta o medo, a sensação de risco e o número de ocorrência­s das situações.

Criado em parceria do Fórum Brasileiro de Segurança Pública com o Datafolha, o Índice de Efetividad­e da Segurança Pública analisa o desempenho dos governos no combate a dez problemas que afetam a população.

O índice varia de 0 a 1. Quanto mais alto, mais efetiva a segurança para aquele problema. A média geral foi de 0,59. Roubos e furtos tiveram a pior nota, 0,46.

O diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, ressalta que eles são, em quantidade, os delitos mais comuns. Por isso, tendem a ter desempenho mais negativo que outros itens do levantamen­to.

“Ainda assim, o índice mostra que a população está profundame­nte amedrontad­a e não reconhece a capacidade do Estado de fazer frente a esses crimes”, diz.

As situações avaliadas incluem ainda invasão de residência, agressão física, ser vítima de violência policial, agressão sexual e sequestror­elâmpago, entre outras.

A pesquisa foi feita com 2.080 brasileiro­s em 130 cidades.

 ??  ?? Vladimir Lênin (esq.) e Josef Stálin, seu sucessor no comando soviético, em foto de 1922
Vladimir Lênin (esq.) e Josef Stálin, seu sucessor no comando soviético, em foto de 1922
 ?? Avener Prado/Folhapress ?? » CHÁ MÁGICO Garoto da etnia iauanauá (AC), que promove festival com ayahuasca financiado por estrangeir­os
Avener Prado/Folhapress » CHÁ MÁGICO Garoto da etnia iauanauá (AC), que promove festival com ayahuasca financiado por estrangeir­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil