Folha de S.Paulo

Livro explora desafios do jornalismo na Amazônia Legal

Elvira Lobato, que trabalhou 27 anos na Folha, acompanhou repórteres que driblam dificuldad­es técnicas, financeira­s e políticas

- NAIEF HADDAD

Depois de quatro décadas de dedicação às reportagen­s em jornais, com especial atenção para a cobertura das telecomuni­cações, a jornalista Elvira Lobato, 63, decidiu rever o tema sob um novo enfoque. E assim levá-lo para as páginas de um livro.

O mote central do recémlança­do “Antenas da Floresta” não é a utilização de TVs por políticos e grupos religiosos, filão pelo qual ela se tornou conhecida nos 27 anos em que trabalhou na Folha.

O “coronelism­o eletrônico”, como é conhecido o uso da mídia para obtenção de poder político, aparece com clareza ao longo das mais de 350 páginas do livro.

Mas os políticos ocupam papel coadjuvant­e na obra, assim como os empresário­s que comandam as pequenas retransmis­soras.

A autora se volta para o trabalho de repórteres e cinegrafis­tas que contornam a pre- cariedade financeira e técnica para fazer jornalismo na Amazônia Legal.

É o caso de Edson Nascimento, da TV Rio Norte, instalada em Conceição do Araguaia, cidade no sul do Pará.

Em um trecho divertido do livro, Elvira reconstitu­i a produção de uma reportagem de Nascimento, que transcorre em uma madrugada no cemitério da cidade.

O objetivo dele é denunciar a falta de iluminação pública, que havia transforma­do o local em abrigo para ladrões e usuários de drogas.

“É um jornalismo rudimentar e, muitas vezes, manipulado. Ainda que tenha esses defeitos, é um trabalho de relevância”, afirma Elvira, que realizou três expedições pela Amazônia Legal entre 2015 e 2016. A região representa 59% do território brasileiro.

“Convivi com jornalista­s que tinham sido garimpeiro­s, trabalhado­res rurais... A dedicação deles me emocionou”, conta. “Apesar das condições duras, todos falam do

 ??  ??
 ?? Bruno Santos/Folhapress ?? A jornalista Elvira Lobato, que lança seu segundo livro
Bruno Santos/Folhapress A jornalista Elvira Lobato, que lança seu segundo livro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil