Folha de S.Paulo

Sarrista, inventivo e solidário com os amigos

- IBERÊ CÉSAR PEREIRA MARTINS (1949-2017) PAULO GOMES NORMA VASQUES DOMINGUEZ - No próximo dia 24, às 20h, Igreja N. Sra. da Saúde, r. Domingos de Morais,

As lembranças de Iberê Martins da infância no bairro paulistano do Itaim Bibi eram tão fortes que, quando a família se mudou para o Morumbi, ele ia de bicicleta até o bairro, com 12 anos, só para brincar com os amigos.

O zelo com as amizades se manteve. Na faculdade de engenharia eletrônica, chegava a colocar cerca de dez colegas no seu carro para trazer a turma da Mauá, em São Caetano do Sul, de volta à capital.

O carro velho tinha quase a mesma idade que Iberê —o que ficava ainda mais explícito quando, ao passar em buracos, o porta-luvas se abria.

Destacava-se pela inteligênc­ia. Aos novembros, já tinha notas para deixar de ir às aulas, mas fazia a viagem para ajudar os amigos nos estudos.

Seguiu carreira no ramo da informátic­a e, engenhoso, vivia criando dispositiv­os: do toca-discos em um caixote de maçãs que deu de presente à mulher —e que produzia cheiro de borracha queimada— a um mecanismo que eventualme­nte acendia as luzes em diferentes cômodos da casa da família quando viajavam, para passar a impressão de que havia gente no local.

Piadista daqueles irônicos, dizia-se um monarquist­a. Nunca descobrira­m se era sério ou mais um sarro.

Nos últimos anos, foi trabalhar para um estaleiro em Niterói (RJ). Lá, confeccion­ou um móvel para a mulher, escritora, poder trabalhar.

Morreu no dia 29, aos 68, por insuficiên­cia respiratór­ia, após quatro anos convivendo com uma neuropatia inflamatór­ia. Deixa companheir­a de cerca de 50 anos, Eliana, a mãe Iracema, os filhos Estela, Tiago, Felipe e Letícia, 9 netos e três irmãos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 235º MÊS 2.387, Vila Mariana.

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil