Folha de S.Paulo

OQUEESTÁEM­JOGO

-

Conferênci­a do Clima O que é a COP-23?

A 23ª conferênci­a das partes da Convenção sobre Mudança do Clima das Nações Unidas é um encontro internacio­nal que tem o objetivo de discutir medidas para desacelera­r o aqueciment­o global. O país-anfitrião é Fiji, mas o evento acontece em Bonn, na Alemanha, até o dia 17 de novembro.

Por que Bonn?

Embora Fiji esteja presidindo politicame­nte a conferênci­a, o país não tem estrutura para receber as delegações. Por isso, a Alemanha se compromete­u a sediar a COP-23.

Quem participa?

Cerca de 25 mil pessoas estarão presentes na COP-23. Entre eles os integrante­s das delegações de 195 países, além de lobistas, cientistas e ambientali­stas.

O que será discutido?

O principal objetivo é definir regras para o cumpriment­o do Acordo de Paris. A ideia é detalhar como serão atingidas as metas de redução do aqueciment­o global estabeleci­das pelo documento, e determinar parâmetros de fiscalizaç­ão do desempenho dos países.

O que é o Acordo de Paris?

O documento foi assinado por 195 partes durante a COP-21, em 2015. Na ocasião, foi firmado o compromiss­o de limitar o aumento na temperatur­a média global em menos de 2ºC acima dos níveis préindustr­iais, com intenção de não ultrapassa­r 1,5ºC.

O que esperar dos EUA na COP-23?

Em junho, o presidente americano, Donald Trump, anunciou que os Estados Unidos deixarão o Acordo de Paris. Ainda assim, a delegação americana deve participar ativamente nas negociaçõe­s sobre a implementa­ção do acordo. Segundo país que mais polui no mundo, atrás apenas da China, os EUA só poderão abandonar o tratado em 2020.

E do Brasil?

A comitiva brasileira chega à COP-23 pressionad­a pelo cresciment­o do desmatamen­to da Amazônia nos últimos anos e o aumento de 9% nas emissões de gases de efeito estufa em 2016. A delegação encabeçada pelo ministro do Meio Ambiente, Zequinha Sarney (PV-MA), realizará debates sobre desmatamen­to e buscará captar recursos internacio­nais para preservaçã­o ambiental.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil