Folha de S.Paulo

Ex-procurador deu orientaçõe­s à JBS, sugere mensagem

E-mail de Marcello Miller põe em dúvida argumento de que ele fez apenas ‘reparos gramaticai­s’ na delação da empresa

- Cotidiano B2 Cotidiano B2 Ciência B5 Poder A6

O ex-procurador Marcello Miller tinha no seu e-mail um roteiro com orientaçõe­s sobre como os executivos e advogados da JBS deveriam se portar para fechar acordo de delação com a Procurador­ia-Geral da República. A mensagem foi revelada após a quebra do seu sigilo.

E-mail obtido pela Folha tem a data de 9 de março de 2017, dois dias após Joesley Batista gravar Michel Temer no Palácio do Jaburu.

O texto, intitulado “segundo roteiro de reunião”, sugere que a Procurador­ia já sabia que o presidente estaria entre os delatados. A mensagem traz ainda um passo a passo de como a JBS deveria conduzir a conversa.

A orientação principal era o que dizer a investigad­ores.

“Estamos trazendo pela primeira vez BNDES, estamos trazendo fundos, Temer, Aécio, Dilma, Cunha, Mantega e, por certo ângulo, também Lula”, diz Miller.

A delação da JBS foi questionad­a após vir à tona a suspeita de que o ex-procurador trabalhou como advogado da empresa enquanto estava no Ministério Público.

Ele nega e diz ter feito apenas reparos “linguístic­os e gramaticai­s”. A mensagem põe em dúvida sua versão.

Também contraria a JBS e o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. Eles sustentam que Temer não era objeto das conversas iniciais. Procurada, a defesa de Miller manteve a sua posição. Janot afirmou não ter nada a declarar.

 ??  ?? ENCOBERTOS Ferrovia em Amritsar, no norte da Índia, é tomada por névoa; a capital, Nova Déli, declarou emergência causada pela poluição
ENCOBERTOS Ferrovia em Amritsar, no norte da Índia, é tomada por névoa; a capital, Nova Déli, declarou emergência causada pela poluição
 ??  ?? A cantora Gal Costa, 72, que lança novo DVD
A cantora Gal Costa, 72, que lança novo DVD

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil