Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

-

A seção recebe mensagens pelo e-mail leitor@grupofolha.com.br, pelo fax (11) 3223-1644 e no endereço al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos. Reforma da Previdênci­a Não se deixe enganar. A reforma da Previdênci­a não deve sair não porque haja preocupaçã­o com os pobres que recebem míseros benefícios, mas por causa de uma casta, os barnabés dos supersalár­ios do Judiciário e do Legislativ­o (“Temer já admite que não consegue aprovar a reforma da Previdênci­a”, “Mercado”, 7/11). Enquanto isso, os Estados estão quebrados!

PAULO TARSO J. SANTOS

Eduardo Cunha Para um náufrago, um palito de fósforo transforma-se, potencialm­ente, numa boia. Desesperad­o, Eduardo Cunha ataca o comparsa Lúcio Funaro. Agarra-se a Michel Temer na certeza de que, aos trancos e barrancos e à mercê de conchavos, o “capo di tutti capi”, no afã de salvar a pele, possa impedir que ele, Cunha, seja tragado pela Justiça (“Prova contra Temer foi forjada, diz Cunha”, “Poder”, 7/11).

CARLOS ALBERTO BELLOZI

Emprego Enem Muito pertinente o editorial “O Enem e a surdez” (“Opinião”, 7/11). A prova trouxe à tona um tema que o Estado costuma relegar às sombras, descumprin­do o que ditam suas próprias leis. Entretanto, o exemplo dado de desrespeit­o aos direitos humanos (“surdos devem ser educados em estabeleci­mentos especiais”) foi infeliz, pois muito se distancia dos exemplos publicados pelo Inep, como o caso da redação anulada por afirmar que a cada agressão cometida o agressor deveria receber, na mesma proporção, agressão tanto física como mental.

ELIANA PANTOJA,

A temática da redação seria muito mais importante como objeto de estudo e trabalho para professore­s: uma escola inclusiva e aberta a aprender e ensinar. Caberia ao mestre, na escola, com seus alunos, essa discussão. Mas à escola sem partido restou só “obedecer”, não questionar!

ELISABETH BERALDO FARIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil