Folha de S.Paulo

Atirador do Texas fugiu de hospital psiquiátri­co

Relatório policial mostra que Kelley fora internado em 2012 após agredir mulher e filho

-

O atirador que matou 26 pessoas em uma igreja batista no Estado americano do Texas no domingo (5) fugiu de uma instituiçã­o psiquiátri­ca no Novo México, em junho de 2012.

A informação é de um relatório da polícia de El Paso, cidade onde Devin Kelley, à época com 21 anos, foi encontrado após escapar de um hospital em Santa Teresa.

Segundo o documento, obtido pela emissora KPRC TV de Houston e divulgado nesta terça (7), Kelley foi internado após ser acusado de agredir a mulher e o filho.

O relatório policial afirma que o funcionári­o do hospital que reportou o desapareci­mento de Kelley avisou que ele “sofria de distúrbios mentais” e que “tentava consumar ameaças de morte” contra “seus superiores militares”.

Kelley “era um perigo para ele mesmo e para outros, pois já fora pego contraband­eando armas de fogo para a Base Aérea Holloman”. Ele serviu nessa base da Força Aérea americana no Novo México entre 2010 e 2014.

Em 2012, Kelley acabou condenado por uma corte marcial pelas agressões e sentenciad­o a um ano em uma prisão militar. Ele teve a patente reduzida e depois se viu dispensado por má conduta.

A polícia disse nesta terça que ainda não tem detalhes sobre a motivação da chacina. Na segunda (6), os investigad­ores afirmaram que o estopim teria sido uma “situação doméstica” —o caso não é investigad­o como terrorismo. Os sogros de Kelley frequentav­am a igreja, mas o casal não estava no local no domingo.

Em visita à Coreia do Sul, o presidente Donald Trump, voltou a rejeitar medidas mais restritiva­s para o porte de armas nos EUA.

“Se ele não possuísse uma arma, em vez de termos 26 mortos, teríamos centenas”, disse Trump, referindo-se a uma das pessoas que, armada, perseguiu Kelley após o atirador deixar a igreja.

 ?? Departamen­to de Segurança Pública do Texas/Associated Press ?? O atirador Devin Kelley, que matou 26 pessoas no Texas
Departamen­to de Segurança Pública do Texas/Associated Press O atirador Devin Kelley, que matou 26 pessoas no Texas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil