Folha de S.Paulo

Corinthian­s tenta ser campeão na segunda

Se vencer Atlético-PR e Avaí, equipe paulista pode garantir o título do Brasileiro com combinação de resultados

-

Santos, Palmeiras e Grêmio ainda tentam o título, mas precisam de tropeços do Corinthian­s nas rodadas finais

A vitória no clássico diante do Palmeiras não apenas trouxe alívio ao Corinthian­s após uma sequência de quatro resultados negativos. Abriu também a possibilid­ade de a equipe conquistar o título do Brasileiro na próxima segunda-feira (13).

Nesta quarta (8), a equipe enfrenta o Atlético-PR, às 21h45, na Arena da Baixada. No sábado (11), às 19h, recebe o Avaí, no Itaquerão.

Se vencer os dois jogos, o Corinthian­s será campeão com uma combinação de resultados. Para isso, o Santos teria de perder para o Vasco, nesta quarta, e Chapecoens­e, na segunda; Grêmio e Palmeiras teriam que somar, no máximo, um ponto cada nas próximas duas rodadas; e o Cruzeiro não poderia vencer suas duas próximas partidas.

Os gaúchos enfrentam dois adversário­s que estão na zona de rebaixamen­to: Ponte Preta (em Campinas) e Vitória (em Caxias do Sul). Os paulistas encaram o mesmo time baiano, no Barradão, e o Flamengo. O Cruzeiro também encara o Flamengo, mas nesta rodada, e o Fluminense na próxima.

Caso consiga faturar o troféu na segunda (quando o Santos enfrenta a Chapecoens­e, fechando a 34ª rodada), o Corinthian­s igualará São Paulo e Cruzeiro como os campeões mais precoces da história dos pontos corridos, que começou a ser disputado em 2003. Os dois conquistar­am o título a quatro jogos do fim da competição em 2007 e 2013, respectiva­mente.

Atlético-PR e Avaí, os próximos adversário­s do Corinthian­s, convivem com o fantasma do rebaixamen­to. Em 11º, o clube paranaense tem sete pontos de folga em relação à zona de degola, com 42 pontos. Com 35, o Avaí é o penúltimo colocado.

“Se você vencer um clássico, fica com moral. É sempre importante. Vencemos os três clássicos contra o Palmeiras [em 2017]. Isso nos deu motivação. A gente sabe que tem seis finais”, disse o lateral esquerdo Guilherme Arana. EQUIPES Para o duelo contra o Atlético-PR, o Corinthian­s, que tem 62 pontos, não contará com três jogadores considerad­os titulares: o goleiro Cássio, o volante Gabriel e o meia-atacante Jadson, suspensos pelo cartão amarelo.

No meio de campo, Fellipe Bastos e Maycon, que perdeu a posição para Camacho, brigam por uma vaga, enquanto Clayson será mantido no lugar de Jadson. Já no gol, Walter deverá ser o titular.

“A gente tem que encarar como se fosse uma final, jogo a jogo como tem sido desde o início do ano. Comigo não será diferente. Tenho que entrar, fazer bem o meu papel, ajudar a equipe de qualquer forma para a gente conseguir o resultado positivo”, disse o goleiro corintiano.

Jô será julgado nesta quarta-feira por agressão a Rodrigo na partida contra a Ponte Preta, no último dia 29. Se for condenado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), pode ser suspenso por até 12 partidas, mas poderá atuar nesta quarta, já que a pena valeria apenas a partir desta quinta (9). RIVAIS O Santos ganhará opções para reforçar o elenco contra o Vasco, nesta quarta, às 21h45, na Vila Belmiro. Jean Mota, Matheus Jesus e Copete, que ficaram fora da última partida, estão à disposição. Dos três, apenas o primeiro deve aparecer no time titular atuando improvisad­o na lateral esquerda.

O motivo de otimismo para o Santos é a presença de Bruno Henrique, melhor em campo na vitória de sábado (4), sobre o Atlético-MG. Foi o primeiro jogo de Elano como treinador. Ele foi confirmado no cargo até o final do campeonato. Se vencer e o Corinthian­s perder, o Santos, que atualmente tem 56 pontos, ficará a três do líder.

Quarto colocado, o Palmeiras terá quatro desfalques diante do Vitória: o zagueiro Mina e o atacante Borja, que estão com a seleção colombiana, além de Deyverson, suspenso e Willian, machucado.

No setor defensivo, Juninho será o substituto. No ataque, Valentim ainda não definiu se escalará Róger Guedes ou Erik.

Otimista com a possibilid­ade de título há duas semanas, o Palmeiras (54 pontos) conquistou apenas um ponto nos dois últimos jogos, mas o discurso oficial continua sendo que a prioridade é terminar entre os quatro primeiros e ficar com uma das vagas direta para a fase de grupos da próxima Libertador­es.

Outro concorrent­e na luta pelo título, o Grêmio, terceiro colocado (54 pontos), poupará seis titulares contra a Ponte Preta: Edílson, Geromel, Kannemann, Cortez, Arthur, Luan e Barrios. A prioridade da equipe é a final da Libertador­es, contra o Lanús, da Argentina. O primeiro jogo será no dia 22. NATV Atlético-PR x Corinthian­s Pay-per-view

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil