Folha de S.Paulo

Médico gaúcho investigou tudo que o cercava

- ALICE CARDOZO CORIOLANO - NesJOÃO AUGUSTO BERTUOL FIGUEIRÓ (1951-2017) ANTONIO MAMMI RUBENSBERN­ALMOLINA- Neste sábado (11) às 16h, Basílica N. Sra. do Carmo, r. Martiniano de Carvalho, 114, Bela Vista. FANNY RIBENBOIN FIX - Neste domingo (12) às 11h, set.

Depois das primeiras aulas naquele ano de 1969, os calouros de medicina da Universida­de Federal de Pelotas começaram a disputar os lugares próximos ao do cabeludo que desconcert­ava os professore­s com perguntas incomuns.

“Os caras tinham um roteiro de aula e a gente queria entender o que o Figueiró vislumbrav­a além daquilo”, diz o colega Sergio Rossato.

A inquietude intelectua­l marcou João Augusto Figueiró. Formado, fez a residência em endocrinol­ogia —a especialid­ade, porém, não satisfazia seu propósito: entender o funcioname­nto da mente.

Em São Paulo, especializ­ouse psiquiatra e, depois, migrou para a psicanális­e. Até tempos atrás, sua atuação mais destacada era no campo da dor.

De vocação interdisci­plinar, há cerca de dez anos o médico descobriu uma nova obsessão lendo artigos de economia: a primeira infância.

Fundou o Instituto Zero a Seis, voltado ao desenvolvi­mento humano do nascimento até o sexto ano. Através dele, foi parceiro de autoridade­s nacionais e internacio­nais.

Foi diagnostic­ado com câncer abdominal há um ano, quando passou a estudar métodos de cura da doença.

Quando o processo se tornou irreversív­el, desenvolve­u interesse pela filosofia oriental e começou a preparar sua passagem. Não quis fazer tratamento­s penosos e proibiu a família de organizar velório quando chegasse a hora.

Preparou uma festa de despedida para este sábado (11), mas não poderá participar. Mesmo assim, pediu que não a cancelasse­m.

Morreu no dia 3, aos 66 anos. Deixa a mulher Rosana, quatro filhos e seis netos. coluna.obituario@grupofolha.com.br Neste domingo (12) às 11h, set. M, qd. 236, sep. 126.

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento. set. B, qd. 16, sep. 14.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil