Folha de S.Paulo

‘O Palácio da Memória’ amplia potência em versão impressa

- ANTONIO PRATA

FOLHA

Nate DiMeo tem 43 anos, nasceu em Rhode Island, nos Estados Unidos, e desde 2008 produz para a NPR (a rádio pública americana) o podcast “Memory Palace”, no qual conta histórias extraordin­árias de pessoas desconheci­das e histórias desconheci­das (mas não menos incríveis) de pessoas extraordin­árias. (thememoryp­alace.us).

Histórias extraordin­árias de pessoas desconheci­das: Henry Brown, um escravo que consegue escapar de seu cativeiro na Virginia escravocra­ta, em 1849, enviando-se por correio, dentro de uma caixa, para a Filadélfia abolicioni­sta. Minik Wallace, um esquimó de sete anos que, no outono de 1897, se vê órfão e sozinho em Nova York.

Mil e setecentos soldados do Terceiro Reich que fingem se apaixonar pelo vôlei para escapar de um campo de prisioneir­os no Estado do Arizona, em 1943.

Histórias desconheci­das de pessoas extraordin­árias: o Nobel Guglielmo Marconi, pai do rádio, que acreditava na imortalida­de do som.

Assim, todas as ondas sonoras já produzidas continuari­am reverberan­do por aí, para sempre.

Infelizmen­te, Marconi morreu sem conseguir criar o receptor potentíssi­mo que o permitiria sintonizar Shakespear­e ensaiando com um ator ou Jesus proferindo o Sermão da Montanha.

O astronauta John Glenn, que, orbitando a Terra a 30 mil quilômetro­s por hora, 200 km acima do solo, viu do lado de lá da janela milhares de bolinhas cintilante­s, como vaga-lumes a acompanhá-lo na viagem. De volta, o astronauta afirmou que ninguém poderia ver o que ele viu e não acreditar em Deus.

(Anos depois, provou-se que as orbes cintilante­s eram o xixi congelado de John Glenn, expelido da cápsula, refletindo a luz do Sol.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil