Folha de S.Paulo

LANÇAMENTO NA TERÇA TEM LEITURA E FESTA

-

O romance será lançado da família suburbana que vem participar da festa, mas não se sente ambientada.

O pai da autora, Fernando Torres (morto em 2008), morou na Tijuca, na zona norte separada dos bairros dos bacanas por gigantesco­s maciços rochosos. O protagonis­ta Mario Cardoso vem da Tijuca, onde vivem seus familiares não mais que remediados.

“A Tijuca é a classe média brasileira. É o Nelson Rodrigues”, diz Fernanda, citando o escritor e dramaturgo carioca (1912-1980) também especialis­ta em punir e aviltar personagen­s, muitas delas suburbanas como Mario. MAIS DESVENTURA­S As múltiplas desgraças que despencam sobre a cabeça do ator evocam no protagonis­ta recordaçõe­s do seu passado.

Estudante universitá­rio, abraça o teatro engajado. Em seguida adere ao chamado desbunde —onda de rebeldia e liberação dos costumes inspirada no movimento hippie. Atua no coro da adaptação de “Hair”, com Sonia Braga e Armando Bógus, no Rio do alvorecer da década de 1970.

Um célebre e cabeçudo diretor argentino, de passagem pelo Brasil, coopta Mario para encenações desafiador­as, a começar do médico Astrov AUTORA Fernanda Torres EDITORA Companhia das Letras QUANTO R$ 44,90 (216 págs.); R$ 29,90 (e-book)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil