Folha de S.Paulo

Tremor na fronteira do Iraque com o Irã mata pelo menos 133

Forte abalo de magnitude 7,3 é sentido na Turquia e em Israel

-

Um forte terremoto atingiu neste domingo (12) a fronteira entre o Iraque e o Irã e deixou ao menos 133 mortos —129 do lado iraniano e 4 em solo iraquiano—, segundo balanços preliminar­es divulgados por autoridade­s dos dois países pouco antes da 0h de Brasília desta segunda (13). O número de feridos ainda era desconheci­do.

De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor de magnitude 7,3 e profundida­de de 33,9 km teve seu epicentro 32 km a sudoeste de Halabja, cidade localizada no Curdistão iraquiano, no nordeste do país, a apenas 15 km da fronteira com o Irã.

O abalo foi sentido em várias regiões do Irã e do Iraque, e seus reflexos também foram percebidos em cidades da Turquia e de Israel.

Todos os mortos registrado­s até então no Irã eram da província fronteiriç­a de Kermanshah, informou o vicegovern­ador, Mojtaba Nikkerdar. “Ainda havia muitas pessoas sob os escombros. Nós acreditamo­s que o número de mortos e feridos vá cresscer, mas talvez não muito”, afirmou Nikkerdar à TV estatal.

Como o tremor ocorreu pouco depois das 21h locais (16h de domingo em Brasília), as equipes de resgate tinham muitas dificuldad­es porque o serviço de eletricida­de foi interrompi­do em toda a região, e muitas vilas rurais em localidade­s remotas ainda não haviam sido alcançadas pelos socorrista­s, especialme­nte do lado iraniano da fronteira.

 ??  ??
 ?? Shwan Mohammed/AFP ?? Após tremor, ferido é socorrido em Sulaimaniy­ah, Iraque
Shwan Mohammed/AFP Após tremor, ferido é socorrido em Sulaimaniy­ah, Iraque
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil