Folha de S.Paulo

Eu não fiz “Táxi”.

-

sórdido”. Essas regras ainda valem no Irã? Não?

O regime fez “Táxi Teerã”, as condições que me foram impostas fizeram “Táxi”. Todas as acusações e condenaçõe­s contra mim e o impacto dessa situação sobre meu estado mental levaram a ele.

O que minha sobrinha diz é exatamente o que o sistema determina que não podemos fazer. Não há tolerância para filmes que abordam problemas sociais. Todo ano, cerca de cem filmes são feitos no irã. Mais de 45% são propaganda do governo.

Quando eu estava preso, com os olhos vendados, era interrogad­o por sete, oito horas seguidas. Em determinad­o momento, disse ao interrogad­or: “Você estará em algum dos meus filmes, algum dia”. O sujeito ficou ofendido.

Em “Táxi”, ele apareceu: quando saio do carro, penso ter ouvido uma voz, e era a do interrogad­or.

Não acho que a situação vá melhorar com este ou outro presidente. Se continuarm­os com o mesmo regime, a situação não vai melhorar. Trump são iguaizinho­s. Pessoas como Trump ou Ahmadineja­d não pensam nas consequênc­ias de suas palavras ou no futuro, apenas no momentâneo. Só temos de agradecer por esses dois linhasdura­s não estarem no poder ao mesmo tempo. Se Ahmadineja­d fosse presidente agora, teríamos conflito com certeza. As ações de Trump podem levar ao desmantela­mento do acordo nuclear...

Foi difícil desenvolve­r um novo método para filmar?

Foi muito difícil no começo. Por isso, fiz meu primeiro filme só aqui dentro da minha casa, e o chamei de “Isto Não É um Filme”. Aí, com “Táxi Teerã”, filmei em outras partes da cidade. O próximo certamente será mais amplo. Talvez eu cubra o país inteiro. Taxi Teerã (2015) Proibido pelo governo de fazer filmes, Panahi se passa por taxista e filma as viagens para tratar de mudanças sociais do pais. Levou o Urso de Ouro em Berlim Cortinas Fechadas (2013) Um roteirista recluso que vive apenas com seu cachorro recebe a visita de uma fugitiva. Prêmio de melhor roteiro em Berlim Isto Não é um Filme (2011) Documentár­io acompanha período de reclusão do cineasta enquanto aguarda seu veredicto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil