Folha de S.Paulo

Prova não definirá sua vida, afirma grupo a candidatos

-

tinua no início do ano que vem. Os vestibular­es da USP, Unicamp e Unesp, por exemplo, têm provas de segunda fase, que vão acontecer em janeiro. “Estou tão focado em passar. Nem penso em férias”, diz Valdemir Santos. DIA DE ENEM

DE SÃO PAULO

“Você já deu certo na vida”, afirmava o cartaz levantado por uma garota em frente ao local de provas do Enem na Barra Funda (zona oeste de SP) neste domingo (12). Um jovem ao lado segurava outra placa: “Seja o vento que espalha a mudança”.

No mesmo ano em que pessoas foram até os portões no primeiro dia de provas para zombar dos atrasados, outro grupo conta ter saído de casa para fazer o inverso.

“A gente quer ser uma voz de incentivo”, afirmou o publicitár­io Doug Alves, 34, que parou a entrevista com a Folha

para dar abraços e desejar boa prova a alguns estudantes que entravam.

Ao menos 20 pessoas ostentavam placas com mensagens de motivação em frente ao ponto de provas. Segurando um pedaço de papelão com a mensagem “Não tenha medo do futuro”, a estudante Raphaela da Silva Corrêa, 17, disse se tratar de uma ação feita por grupos ligados a igrejas e à área da educação.

“O objetivo é trazer esperança. Alguns dizem que essa prova pode definir sua vida. Não acreditamo­s nisso. A faculdade é um sonho que você pode realizar, mas não te define”, afirma ela, que faz ciências sociais na Unifesp.

Nos minutos que antecedera­m o fechamento dos portões, a entrada dos últimos estudantes, desta vez, foi comemorada. (AR)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil