Folha de S.Paulo

THC pode cortar fissura causada por álcool, diz estudo

Pesquisa da Unifesp verificou que o princípio ativo da maconha pode ser eficiente no combate ao alcoolismo

- LEONARDO BLECHER

FOLHA

Um estudo com roedores realizado na Universida­de Federal de São Paulo (Unifesp) descobriu que o THC, princípio ativo da maconha, pode reduzir ou eliminar o efeito de fissura —a vontade extrema de repetição da dose— causado pelo álcool.

No estudo pré-clínico, verificou-se que os ratos tratados com THC não experiment­aram um sintoma neurológic­o chamado de sensibiliz­ação, que é provocado pelo uso repetido de etanol em roedores e seres humanos.

Em ratos, a sensibiliz­ação é caracteriz­ada por um aumento na atividade locomotora, enquanto em seres humanos, ela é uma das responsáve­is pela busca da repetição da dose.

No experiment­o, um grupo de ratos foi submetido a injeções de etanol por 11 dias, e depois tratado com THC por quatro dias. Esses animais apresentar­am a mesma atividade locomotora que os pertencent­es ao grupo de controle, os quais não haviam sido expostos ao etanol.

Já os ratos submetidos a injeções de etanol, mas que não foram tratados com THC, apresentar­am atividade locomotora cerca de cinco vezes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil