Mi­nis­tro de­vol­ve de­la­ção e ques­ti­o­na Pro­cu­ra­do­ria

Lewan­dows­ki pe­de ajus­te nos be­ne­fí­ci­os a mar­que­tei­ro que atu­ou pa­ra o PMDB

Folha De S.Paulo - - Front Page - Po­der A6 e A7

O mi­nis­tro Ri­car­do Lewan­dows­ki, do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, de­vol­veu a de­la­ção do mar­que­tei­ro Re­na­to Pe­rei­ra, que tra­ba­lhou pa­ra o PMDB, e pe­diu ajus­tes nos be­ne­fí­ci­os con­ce­di­dos a ele pe­la Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca.

Pa­ra o ma­gis­tra­do, o acor­do foi de­ma­si­a­da­men­te fa­vo­rá­vel ao de­la­tor. Ele diz que o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co não po­de agir co­mo Ju­di­ciá­rio.

A de­la­ção pre­mi­a­da de Pe­rei­ra, que re­la­tou oi­to ca­sos de cor­rup­ção, foi fe­cha­da na ges­tão de Ro­dri­go Ja­not.

A Pro­cu­ra­do­ria con­ce­deu per­dão ao mar­que­tei­ro em to­dos os ca­sos, ex­ce­to nos cri­mes pra­ti­ca­dos na cam­pa­nha pa­ra o go­ver­no do Rio, em 2014. Nes­te úl­ti­mo, es­ti­pu­lou mul­ta de R$ 1,5 mi­lhão e pe­na uni­fi­ca­da de qu­a­tro anos de re­clu­são.

O pri­mei­ro ano se­ria de re­co­lhi­men­to do­mi­ci­li­ar no­tur­no. Nos ou­tros três, ele pres­ta­ria ser­vi­ço co­mu­ni­tá­rio.

A de­ci­são lan­ça dú­vi­das so­bre o po­der do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co e a va­li­da­de de ou­tras de­la­ções, es­cre­ve Eloí­sa de Al­mei­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.