Ex-go­ver­na­dor de MS é pre­so sob sus­pei­ta de cor­rup­ção

Pe­e­me­de­bis­ta An­dré Puc­ci­nel­li é acu­sa­do de re­ce­ber R$ 20 mi­lhões em do­a­ções elei­to­rais pa­ra fa­vo­re­cer a JBS e ou­tras em­pre­sas

Folha De S.Paulo - - Poder -

O ex-go­ver­na­dor de Ma­to Gros­so do Sul An­dré Puc­ci­nel­li (PMDB) foi pre­so pre­ven­ti­va­men­te nes­ta ter­ça-fei­ra (14) em uma ope­ra­ção da Po­lí­cia Fe­de­ral que apu­ra su­pos­tos pa­ga­men­tos de pro­pi­na.

An­dré Puc­ci­nel­li Jú­ni­or, fi­lho de­le, tam­bém foi de­ti­do.

A in­ves­ti­ga­ção da quin­ta fa­se da cha­ma­da Ope­ra­ção La­ma As­fál­ti­ca apon­ta que o ex-go­ver­na­dor re­ce­beu pro­pi­na em di­nhei­ro vi­vo e mais R$ 20 mi­lhões em do­a­ções elei­to­rais em tro­ca de fa­vo­re­cer a JBS e ou­tras em­pre­sas do gru­po com in­cen­ti­vos fis­cais. Par­te dos re­cur­sos, diz a po­lí­cia, foi re­co­lhi­da em São Pau­lo e le­va­da em cai­xas e mo­chi­las por um su­pos­to ope­ra­dor do pe­e­me­de­bis­ta.

A PF se ba­se­ou no ma­te­ri­al apre­en­di­do em eta­pas an­te­ri­o­res da in­ves­ti­ga­ção, nas de­la­ções da JBS e nos de­poi­men­tos de um no­vo co­la­bo­ra­dor pa­ra de­fla­grar a ope­ra­ção, ba­ti­za­da de “Pa­pi­ros de La­ma”. Tra­ta-se do pe­cu­a­ris­ta Iva­nil­do da Cu­nha Mi­ran­da, que diz ter atu­a­do co­mo ge­ren­te do es­que­ma e “mu­la” do di­nhei­ro pa­go.

“En­tre 2006 e 2013, ele re­ce­bia va­lo­res de pro­pi­na da JBS e en­tre­ga­va ao se­nhor Puc­ci­nel­li em es­pé­cie ou [por meio] de de­pó­si­tos”, dis­se o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.