Folha de S.Paulo

Ex-governador de MS é preso sob suspeita de corrupção

Peemedebis­ta André Puccinelli é acusado de receber R$ 20 milhões em doações eleitorais para favorecer a JBS e outras empresas

-

O ex-governador de Mato Grosso do Sul André Puccinelli (PMDB) foi preso preventiva­mente nesta terça-feira (14) em uma operação da Polícia Federal que apura supostos pagamentos de propina.

André Puccinelli Júnior, filho dele, também foi detido.

A investigaç­ão da quinta fase da chamada Operação Lama Asfáltica aponta que o ex-governador recebeu propina em dinheiro vivo e mais R$ 20 milhões em doações eleitorais em troca de favorecer a JBS e outras empresas do grupo com incentivos fiscais. Parte dos recursos, diz a polícia, foi recolhida em São Paulo e levada em caixas e mochilas por um suposto operador do peemedebis­ta.

A PF se baseou no material apreendido em etapas anteriores da investigaç­ão, nas delações da JBS e nos depoimento­s de um novo colaborado­r para deflagrar a operação, batizada de “Papiros de Lama”. Trata-se do pecuarista Ivanildo da Cunha Miranda, que diz ter atuado como gerente do esquema e “mula” do dinheiro pago.

“Entre 2006 e 2013, ele recebia valores de propina da JBS e entregava ao senhor Puccinelli em espécie ou [por meio] de depósitos”, disse o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil