Ven­das no va­re­jo têm al­ta aci­ma do es­pe­ra­do

Folha De S.Paulo - - Mercado -

Su­per­mer­ca­dos pu­xam avan­ço em se­tem­bro

As ven­das no va­re­jo do Bra­sil su­bi­ram mais do que o es­pe­ra­do em se­tem­bro. O re­sul­ta­do foi pu­xa­do, so­bre­tu­do, pe­lo se­tor de hi­per­mer­ca­dos, num mo­vi­men­to de re­to­ma­da gra­du­al da economia bra­si­lei­ra mar­ca­do pe­la in­fla­ção bai­xa e me­lho­ra do mer­ca­do de tra­ba­lho.

Em se­tem­bro, as ven­das va­re­jis­tas avan­ça­ram 0,5% so­bre o mês an­te­ri­or, de­pois de re­cu­a­rem 0,4% em agos­to, in­for­mou nes­ta ter­ça-fei­ra (14) o IBGE.

O IBGE ex­pli­cou que cin­co das oi­to ati­vi­da­des pes­qui­sa­das apre­sen­ta­ram ga­nhos em se­tem­bro. O des­ta­que foi o avan­ço de 1% em hi­per­mer­ca­dos, su­per­mer­ca­dos, pro­du­tos ali­men­tí­ci­os, be­bi­das e fu­mo, após cres­ci­men­to de ape­nas 0,1% em agos­to.

Tam­bém exer­ce­ram for­te in­fluên­cia no re­sul­ta­do as ven­das de artigos far­ma­cêu­ti­cos, mé­di­cos, or­to­pé­di­cos, de per­fu­ma­ria (+4,3%) e de ou­tros artigos de uso pes­so­al e do­més­ti­co (+2,9%).

As ven­das no va­re­jo am­pli­a­do, que in­clui veí­cu­los e ma­te­ri­al de cons­tru­ção, su­bi­ram 1%em­se­tem­bro,co­mau­men­to de 0,5% de ma­te­ri­al de cons­tru­ção.

A con­fi­an­ça tam­bém vem se res­ta­be­le­cen­do, o que pa­vi­men­ta o ca­mi­nho pa­ra a re­cu­pe­ra­ção da economia após for­te re­ces­são. A ex­pec­ta­ti­va dos eco­no­mis­tas con­sul­ta­dos na pes­qui­sa Fo­cus do Ban­co Cen­tral é de que o país en­cer­re 2017 com ex­pan­são de 0,73%, in­do a 2,5% em 2018.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.