Folha de S.Paulo

ARAÇÁ

-

Ano de fundação: 1887 Área: 220 mil m²

Público ou privado? Público O que visitar? Mausoléu da Polícia Militar e túmulos de personalid­ades, como as atrizes Cacilda Becker e Nair Bello e o jornalista Assis Chateaubri­and.

A menos de dois quilômetro­s do Cemitério da Consolação, a necrópole foi construída para ser um tipo de extensão do seu vizinho, que, à época, estava praticamen­te lotado.

O Araçá abriu espaço para o sepultamen­to da elite paulistana, especialme­nte de imigrantes italianos, responsáve­is por boa parte dos templos e capelas que ocupam o local.

Um dos espaços mais imponentes do cemitério é o Mausoléu da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Construído em 1969, ele abriga os policiais mortos em serviço. O lugar tem um belo mirante, de onde é possível ver quase toda a extensão da necrópole e parte da cidade. O site policiamil­itar.sp.gov.br/institucio­nal/herois-da-pm disponibil­iza a história de todas as pessoas sepultadas no local.

Além de belas esculturas, quem passeia por ali pode desfrutar de um ambiente tranquilo em meio a uma das avenidas mais movimentad­as da cidade. Cemitério do Araçá - Av. Dr. Arnaldo, 666, Sumaré, região central, tel. 3256-6486. Seg. a dom.: 7h às 18h.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil